A animação e a descontração tomaram conta do 1º Encontro da Juventude Pro-jovem. O dia de lazer que aconteceu no sábado, dia 18 de setembro, no Espaço Jovem Cidadão, reuniu cerca de 120 adolescentes entre 15 e 17 anos para uma grande festa. A integração era o objetivo principal do evento que iniciou com um delicioso café da manhã.
Depois de prepararem o corpo para um dia inteiro de atividades físicas e culturais, os adolescentes foram contemplados com uma palestra sobre a importância da família, além de receberem orientações para evitar o uso de drogas e álcool. Para as meninas o assunto foi a gravidez na adolescência e a prostituição.
A secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, falou sobre o evento e seus objetivos. “Temos que contribuir da melhor maneira para a formação de nossos jovens, mas não podemos esquecer que crianças e adolescentes precisam de momentos de lazer como este para crescer de forma mais tranquila, mais adequada”, destacou Neuma.
O interesse por um futuro promissor e de boas conquistas é o desejo da aluna Petrina da Silva Santos. Para ela, que participa do Pro-jovem há um ano, o programa proporciona o conhecimento em diversas áreas profissionais, o que facilita no momento da escolha. “Além das danças, pintura e artes plásticas, temos a chance de conhecer sobre o mercado de trabalho. Isso é essencial para nós. E hoje é festa. É dia de comemorar o Dia da Juventude, com nossos amigos”, disse.
“Nosso interesse é proporcionar um momento para diversão entre todos que frequentam o Programa, mas também contribuir para a formação psicológica de cada um. As palestras têm como meta promover uma reflexão sobre a necessidade de saber fazer as escolhas certas, assim cada um vai ter um futuro promissor e de sucesso”, destaca a coordenadora do Pro-jovem no município, Iriana Aparecida Cardoso.
Fonte: ASCOM