A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma nota nesta segunda-feira (19) com orientações aos passageiros prejudicados pela greve dos aeronautas.
Segundo o órgão, aqueles que foram lesados com atrasos ou remarcações devem contatar diretamente as companhias aéreas.
A agência não possui ingerência sobre a greve, mas disse que está monitorando os possíveis impactos para a operação dos voos no Brasil, e forneceu uma lista com os deveres das companhias aéreas:
• manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
• informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
• oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material;
• oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.
Aos passageiros que não se sentirem devidamente atendidos, a Anac recomenda que procurem os canais de atendimento das empresas e, se ainda estiverem insatisfeitos, registrem uma reclamação no site consumidor.gov.br.
Fonte: R7