34.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Ana Carla visita escolas das Vilas Goulart e Canaã

A secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, visitou as escolas Albino Saldanha Dantas, na Vila Goulart, e a Nossa Senhora Aparecida, na Vila Canaã, na manhã desta terça-feira (02.07) para verificar as condições das escolas e ouvir os colaboradores. Nas duas unidades, as reclamações foram sobre a estrutura dos prédios que são antigos. A proposta do município é ampliar a escola da Vila Canaã e financiar a construção de um novo prédio para a escola da Vila Goulart.

A surpresa ficou para a escola Albino que tem professores voluntários para dar reforço para os alunos no contra turno, mesmo sem estar no Programa Mais Educação – em que as unidades recebem recursos específicos para realizar atividades que visam o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os alunos estavam fazendo atividades de Matemática e Português na sombra de uma árvore. A sala de aula improvisada contava com mesas, cadeiras e um quadro negro. A professora de Educação Física coordenava as atividades.

A escola também está trabalhando no projeto inovador de uma biblioteca e brinquedoteca num microônibus que era da prefeitura e que não estava sendo utilizado. No pátio da escola, o veículo está sendo adequado para abrigar com mais conforto os alunos que são incentivados a praticarem a leitura. A intenção é fazer um jardim com bancos e flores na área onde está o veículo. “Queremos ter um local adequado para receber os alunos que gostam de ler”, declarou o diretor Messias Tadeu de Souza. A escola quer destinar a verba da festa junina para custear a obra. A solução encontrada foi para atender aos alunos que são incentivados a lerem e não possuem biblioteca nem brinquedoteca. Até então, não havia sequer local para guardar livros e materiais pedagógicos.

Localizado no bairro militar, a escola Albino também recebe alunos da zona rural. Entre as reivindicações dos diretores estão a construção de mais banheiros para os alunos, construção de uma quadra de esportes, reforma do telhado e mais formação para os professores. A proposta da Secretaria é construir no local uma nova escola, sendo que o projeto já foi enviado para o Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) do Ministério da Educação.

Na escola Nossa Senhora Aparecida, na Vila Canaã, há uma sala anexa que funciona nas proximidades do Cais que deverá ser incorporada à unidade. A intenção é construir mais uma sala de aula para abrigar os 23 alunos da Educação Infantil que ficam separados dos demais coleguinhas. A sala funciona somente no período vespertino.

A troca das caixas de água, pequenos reparos na parte elétrica e hidráulica também foram requisitadas, assim como, a ampliação do prédio. A secretaria da escola funciona no prédio da igreja e a sala dos professores está no mesmo cômodo da sala dos professores separada por uma divisória.

A secretária explicou que as sugestões serão anotadas e colocadas no orçamento do município para a captação de recursos. Ana Carla destacou como prioridade a incorporação da sala anexa à unidade. Durante a visita, a secretária informou professores e alunos sobre a aquisição de parques para todas as unidades de ensino da rede.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO