POLÍTICA

Tribunal de Justiça empossa 26 juízes substitutos

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, empossou na tarde desta segunda-feira (13 de julho), no plenário 1 do TJMT, 26 novos juízes substitutos.
Dos 1.900 candidatos inicialmente inscritos no concurso, apenas 49 foram classificados. Destes, 26 foram empossados de imediato. Os demais poderão ser convocados futuramente, conforme disponibilidade orçamentária e necessidade do Poder Judiciário Mato-Grossense.
Segundo o presidente do TJMT, a chegada dos novos juízes vai auxiliar no cumprimento da principal meta do Judiciário local, que é dar mais celeridade ao julgamento dos processos, diminuindo assim os estoques pendentes. “Nossa busca em melhorar o atendimento à população é constante e incansável. Estamos empossando esses novos juízes e também abrindo concurso para servidores em todas as comarcas do Estado justamente com esta finalidade, de levar justiça aos cidadãos”, garantiu Paulo da Cunha.
Na solenidade, o desembargador falou ainda aos empossados sobre a necessidade de formar magistrados sustentáveis para lidar com o atual contexto social. “Como devem ser os juízes para esse novo mundo? Eu respondo a vocês, eles devem ser juízes sustentáveis. E quando digo isso me refiro a um profissional ético em suas decisões, confiável, que tem senso de justiça, que é zeloso com o meio ambiente, incorruptível e, principalmente, entusiastas na construção de uma vida melhor para todos”, reforçou.
A corregedora nacional da Justiça, ministra Nancy Andrighi, disse ser uma alegria e uma honra participar da solenidade de posse dos novos magistrados de Mato Grosso. “É uma honra participar deste momento tão importante da vida de todos aqui. Quero lhes advertir que vocês deixaram de ser cidadãos comuns e se tornaram um espelho social. A partir de agora o comportamento de vocês deverá ser exemplar e servir como um espelho para toda a sociedade”.
Na oportunidade, o TJMT entregou à ministra uma placa e uma medalha de mérito acadêmico, parabenizando-a pelos trabalhos prestados à Justiça.
Segundo o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o bom funcionamento da Justiça é fundamental para um Estado eficiente e que está em plena transformação. “Aqui não temos apenas 26 vencedores celebrando uma conquista, mas a celebração de toda uma sociedade. Pois a presença de juízes em cada canto deste Estado é fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos. E o Estado vai buscar todos os meios para garantir que haja um Judiciário livre e independente. Parabéns a todos os empossados”, assinalou.
Sobre a carreira, Jean contou que “é um momento importante para todos e para o Poder Judiciário Mato-Grossense, que ganha novos juízes comprometidos em cumprir a sua função com exatidão, eficiência e serenidade. Vamos continuar nos aperfeiçoando para oferecer o melhor para a sociedade”, salientou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo