As provas do SAEM (Sistema de Avaliação do Ensino Municipal) foram aplicadas para os alunos das unidades da cidade nesta terça-feira (2). A chuva que caiu pela manhã acabou atrapalhando a aplicação da avaliação em três escolas: Arão Gomes Bezerra, Professora Evânia (CAIC) e Verde Teto. Nestes locais, os alunos farão a prova nesta quarta-feira (3). Data em que a avaliação também será aplicada nas escolas do campo. Outra unidade que fará a prova em data diferente será a escola Princesa Isabel, neste caso, a escola estava com outra atividade.
A estimativa da Divisão de Avaliação e Monitoramento é de que mais de 3 mil alunos tenham participado do processo de avaliação. Depois os dados serão tabulados e devolvidos para as escolas para ajudar na elaboração do planejamento do ano letivo de 2015. As provas aplicadas para alunos que estão nos anos finais dos ciclos mensuram as habilidades nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, além de linguagens através da produção de texto.
A gerente da divisão de Avaliação e Monitoramento, Vilma Ineis Ferreira lembra que estes dados são importantes instrumentos no processo de ensino/aprendizagem porque vai detalhar quais foram as habilidades alcançadas pelos alunos e aonde eles podem avançar assim como onde estão as deficiências que devem ser superadas e mais trabalhadas.
Avaliação adaptada
Alunos com deficiência também fizeram a prova, na versão adaptada, com letras e gravuras ampliadas e coloridas, para que tenham melhor entendimento do conteúdo, principalmente os que possuem baixa visão. Em alguns casos foram necessários monitores para auxiliarem na aplicação da prova, entre eles, alunos com deficiência intelectual e baixa visão.