Os alunos da Escola Municipal Edivaldo Zulliane Belo desenvolvem há três meses uma horta na unidade. Com os olhos atentos e o cuidado com a terra, eles se envolvem e cuidam da horta com entusiasmo e conhecimento.
Através de uma parceria entre a Escola Edivaldo e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a escola, os alunos obtém por meio de dois estudantes, Héberti Teixeira do curso de Engenharia Agrícola e Héber Braga de Geografia, todo conhecimento teórico e prático do desenvolvimento da horta.
Além de ensinar aos alunos o processo de preparação do solo e cultivo, eles incentivam o consumo de alimentos saudáveis, contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem dentro de sala.
“O projeto tem a finalidade de trabalhar com o aluno o processo de produção e cultivo dos alimentos orgânicos, incentivando hábitos saudáveis e o resgate da agricultura familiar, além de despertar neles a vontade de aprender, melhorando consideravelmente o desenvolvimento dentro de sala”, conclui a coordenadora Maurice Ferreira.
Héberti Teixeira e Héber Braga destacam o envolvimento dos alunos com o projeto e a importância de incentivá-los a consumirem alimentos saudáveis.
“O projeto não consiste só em plantar, optamos por fazer diferente, contemplando todos os processos da horta, trabalhamos conceitos do solo, água, plantas e espécies, para que a horta seja uma extensão do ensino, com a aula prática, conseguimos despertar nos alunos o interesse por outras disciplinas e melhorar o desempenho em sala”, enfatizam os estudantes da UFMT.
Segundo Héberti e Héber, com a horta é possível agregar diversas matérias como a geografia, biologia, química, conteúdos históricos sobre a situação fundiária do país, agronegócio e agricultura familiar.
A horta envolve em média 30 alunos, que desenvolvem as atividades no contraturno, contemplando práticas educativas mais dinâmicas, capazes de despertar a consciência ambiental, promovendo a reflexão dos cuidados com a natureza e com a alimentação saudável.
O aluno Danilo da Silva, 11 anos, destacou os aprendizados que conseguiu na prática. “Estamos aprendendo a preparar a terra, plantar, colher e, principalmente, ter uma horta mais limpa, sem produtos químicos e incentivar na escola e em casa o consumo de alimentos saudáveis”, finaliza.