“Conhecer todo Mato Grosso sem sair de Cuiabá”, definiu a estudante Angélica Bendler, 15 anos, aluna da Escola Estadual Alcebíades Calhao, ao visitar com o grupo da 8ª série, a 15ª Festa Internacional do Pantanal, na última quinta-feira.
A Escola foi uma das sete unidades de ensino da rede pública (municipais e estaduais) e privada que circularam pelos 49 estandes dos municípios, conhecendo a geografia, economia e gastronomia de cada localidade.
As visitas escolares tiveram como guias os estudantes do curso de turismo do Cefet-MT, que acompanharam as turmas explicando as peculiaridades dos municípios e das regiões onde eles estão situados. A monitora Suyane Titon, 16 anos, destacou que a experiência é gratificante por fazer com que vivenciem os conhecimentos teóricos. “Exercitamos o papel de guia nas aulas de campo, mas o público são os colegas de sala”, relata.
O estudante Otávio Lobo Cavalcante, 13 anos, também da EE Alcebíades Calhao, comemorava com a visita à Exposição, o resultado de uma reivindicação. O aluno ocupa o cargo de 1º secretário dentro do Programa Parlamentar Mirim, implantado pela parceria Assembléia Legislativa de Mato Grosso/Secretaria de Estado de Educação. O Projeto apresentado por ele, contempla o desenvolvimento de aulas extra classe, e a visita a Festa é a concretização da proposta.
Para os professores que acompanharam os estudantes, a 15ª Festa Internacional do Pantanal a oportunidade é um reforço no aprendizado. “Uma maneira diferente de ensinar e aprender”, destacou a professora de Língua Portuguesa da Escola Alcebíades Calhao, Maria José Oliveira Arruda.
Para o professor de Matemática, da Escola Estadual André Luis Silva Reis, Ronaldo Alves dos Santos, a diversidade de fatos e situações dá oportunidade de trabalhar com a interdiciplinaridade de conhecimentos. “Posso buscar na superpopulação de jacarés, uma proposta para desenvolver um cálculo matemático”, exemplifica. Ele foi um dos responsáveis por acompanhar o grupo do colégio na visita a Feira.
Ao mesmo tempo em que a matemática busca uma linguagem dentro do evento, a professora de Língua Portuguesa, Serislei de Sousa, planeja trabalhar com textos e dissertações explorando o que foi visto e falado durante a visitação. “É uma forma de diferenciar o aprendizado, sair do cotidiano”, disse.
O programa de visita escolar da 15ª Festa Internacional do Pantanal termina nesta sexta-feira (16), com mais sete escolas. No roteiro, os estudantes participam de uma sessão de vídeo, em que conhecem as quatro regiões pólos do Estado, os diferentes ecossistemas (Pantanal, Cerrado, Amazônia). A partir dessa introdução, eles vão in loco conhecer os estandes e ver amostras do que aprenderam.