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sexta-feira, novembro 29, 2024

Alunos aprendem inglês brincando em feira

Além de ser prazeroso, aprender brincando na maioria das vezes dá ao aluno a chance de externar a sua própria expressão. É como se a brincadeira provocasse um processo natural de interação e criação de conhecimento. Ciente dos benefícios, a ECSA realizou na sexta-feira (25) mais uma edição do Farmer’s Market, atividade organizada pelo Red Balloon In School, instituição para ensino de inglês vinculada à Escola Chave do Saber.

A Farmer’s Market simula uma feira em que a negociação dos produtos ocorre em inglês. Na atividade pedagógica são empregadas algumas dinâmicas. Por exemplo, questionamentos envolvendo os nomes de frutas são realizados em troca de pequenos prêmios. Não só alunos do programa Red Balloon In School participam. Todas as crianças da ECSA são previamente convidadas. Na edição mais recente foram 80 meninas e meninos inscritos.

No momento da feira, as crianças participantes recebem dinheiro fictício e uma sacola ecológica personalizada, podendo levar frutas, legumes e verduras para casa. Tudo é tratado com muita diversão, estimulando diálogos em língua inglesa. “É mais legal para eles esse tipo de atividade”, comentou a professora e coordenadora do Red Balloon, Daniele Hounsell Breier.

“É o momento que os alunos colocam em prática aquilo que estão aprendendo. Aí faz sentido e responde algumas perguntas. Por que estou aprendendo inglês? É para fazer prova? Claro que não. É para aprender o que diz no jogo de vídeo game. Para entender o que as pessoas falam numa viajem para fora do Brasil”, complementou Daniele.

Os alunos inscritos são de salas do 1º ao 6º ano. As atividades contaram com a ajuda de quatro professores. Maria Clara, 7 anos, aluna do 2º ano A, comentou sobre a importância de estudar o idioma. “Eu ainda estou estudando inglês para saber tudo, mas já aprendi algumas coisas e quero aprender mais para conseguir ler e conversar em inglês”, disse.

A ideia do “comércio” é pensada. A sacola ecológica e as frutas e verduras comercializadas vão para a casa dos alunos, gerando interação também fora da escola. Pedro Peterline, 8 anos, do 3º ano A, se mostrou animado com a Farmer’s Market.

“Eu gosto da brincadeira de comprar. Ano passado teve, e nos deram mais dinheiro, deu para comprar bastante. Eu prefiro as aulas assim, que a gente pode brincar”, comentou.

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