Encáustica: A arte ecológica em cera de abelha

Um concorrido vernissage na noite na noite do último dia 10 preencheu maravilhosamente o espaço anexo a fonte do shopping da cidade. Marlene foi muito prestigiada pelos artistas da cidade que compareceram em massa, pelos professores da UFM, pelos amantes das artes, pela imprensa e pelo público em geral. O evento contou com o brilhantismo musical do grupo Zagaia de Jazz de nossa cidade. A exposição foi contemplada pelo edital “Circula –MT” programa da Secretaria de Estado da Cultura.
A técnica apresentada nos trabalhos, segundo a artista Marlene Trouva é bastante antiga, e ressalta que a Encáustica é uma arte orgânica e sedutora; “A cada dia que trabalho com esses materiais ele me revelam algo novo. As imagens que emergem, as texturas que vão surgindo através das camada de cera surpreendem e emocionam, pois são únicas. Apresento também as obras táteis no sistema Braille que facilita ao deficiente visual identificar a obra.” Revela a artista.
O Professor Doutor e Crítico de Arte Laudenir Antônio Gonçalves, Curador da exposição comenta em seu texto sobre o trabalho da artista e sua técnica milenar; “Marlene Trouva formada em artes visuais, reside em Rondonópolis desde 1996 e aqui lecionou Artes em várias escolas, hoje dá aulas de desenho e pintura em seu ateliê no SESC. Nesta exposição com o sub tema “flores do cerrado”, a artista apresenta o resultado de suas pesquisas que ocorreram em 2007.
Uma maravilhosa técnica produzida por camadas de cera de abelha nos dá um visual contemplativo sobre as belezas do pantanal mato-grossense. A artista apresenta 15 obras no tamanho de 100 x 80 cm e 8 obras táteis menores de 30 cm x 30 cm, todas as obras foram executadas no suporte “compensado naval”. Marlene apresenta ainda obras produzidas com o reaproveitamento de materiais de construção utilizando madeira e ferro retratando o cerrado de forma bruta, forte grosseira e árida.”
Ressaltamos que além da cera de abelha a artista utiliza em suas obras folhas de ouro, todos os trabalhos são complementados pelo fogo régio alquímico da natureza. A exposição teve inicio em Cuiabá na Galeria Arto na Av. D. Bosco no Centro de Cuiabá onde ficou durante 30 dias, e neste segundo momento abriu aqui no shopping da cidade no ultimo dia 10 de Janeiro onde permanecerá até o dia 10 de Fevereiro. Posteriormente a exposição será levada para cidade de Primavera do Leste no Salão das Aguas – SECULT na AV. dos Lagos no antigo Yellow permanecendo no período de 8 de Março a 8 de Abril. Contato com a artista 66 999 88-3380
Email: arte.mtrouva@gmail.com
Por Denis Maris