Algo precisa ser feito

Neste mesmo espaço, demonstramos que o processo eleitoral em Rondonópolis, ao contrário do que ocorre em outras cidades do país, está de certa forma antecipado. Na semana passada, dois líderes partidários confirmaram o que já vinhamos dizendo aqui.
O ex-vereador José Márcio Guedes disse, em entrevista à Rádio 104 FM, que em Rondonópolis, ao contrário dos demais municípios de Mato Grosso, a (pré) campanha já está nas ruas. Guedes disse isso com conhecimento de causa, pois ele percorre o estado, em razão de ser secretário geral do PL, e conhece a realidade de outros municípios de Mato Grosso.
O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, que disputa eleições na cidade desde 1988, quando foi eleito vereador, tem um pensamento semelhante ao de Guedes. Em entrevista, ele também afirmou que o processo eleitoral na cidade está antecipado.
Pátio, no entanto, disse que, por um lado, isso pode ser bom, pois, segundo ele, essa antecipação amplia o debate e faz o assunto entrar na pauta da cidade. De certa forma, o prefeito tem razão. Essa campanha, que deve durar dez meses, dará ao eleitor mais tempo para analisar os candidatos e ser mais criterioso em suas escolhas.
As ideias dos candidatos deverão circular na cidade por mais tempo e, com isso, o eleitor terá mais tempo para analisar e questionar.
Mas há outro fato que chama a atenção nesta campanha antecipada: o volume de pesquisas registradas na Justiça Eleitoral. Somente neste período de pré-campanha, foram cinco pesquisas registradas. No ano de 2020, durante todo o processo eleitoral, foram sete pesquisas e nenhuma na chamada pré-campanha. Em 2016, o total de pesquisas durante toda a campanha foi sete e apenas uma neste período que estamos vivendo.
Essa situação, na realidade, mostra que as pesquisas, da forma como estão sendo feitas e divulgadas, viraram um instrumento de campanha. Esse grande volume de sondagens registradas mostra que o intuito, pelo menos neste momento, é confundir a cabeça do eleitor e influenciar a opinião pública para fortalecer ou enfraquecer esta ou aquela campanha.
Talvez, para evitar o mau uso de pesquisas, seja o momento da Justiça Eleitoral, no futuro, endurecer as regras em relação à divulgação e à realização de pesquisas durante esse período de pré-campanha.
Fonte: Da Redação