Após meses de diálogo, a Assembleia Legislativa e o Governo de Mato Grosso entraram em consenso sobre alguns critérios técnicos para a aquisição de ambulâncias como os R$ 20 milhões economizados do duodécimo da Casa de Leis nos primeiros meses de gestão da Mesa Diretora presidida polo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).
Entre os pontos em comum acordo estão que os veículos serão furgões 4×4, movidas a diesel e serão entregue aos 141 municípios do Estado. Além disso, o dinheiro economizado também será usado para bancar um mutirão para reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme anunciado meses atrás, quando foi assinada o convenio entre a AL e o Poder Executivo.
O presidente Guilherme Maluf (PSDB) acompanha pessoalmente o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, nos procedimentos para a licitação para a compra das ambulâncias. “Já definimos os critérios. Serão ambulâncias furgões 4 x 4, a diesel, pré-estabelecidos os modelos das unidades e a Secretaria de Gestão vai fazer a licitação para a que possamos destinar os veículos aos 141 municípios”, disse Maluf, após reunião no Palácio Paiaguás, através de sua assessoria de imprensa.
No início do ano, o governo chamou os poderes para um pacto por Mato Grosso, com a economia de recursos para a aplicação em políticas públicas. O Poder Legislativo decidiu destinar os R$ 20 milhões economizados na área da saúde com contrapartida de R$ 20 milhões do Poder Executivo, nas ações de aquisição de ambulâncias e mutirão de saúde.
“Vamos dar a nossa contribuição à Saúde do estado, com as ambulâncias para transportar os pacientes, com esse mutirão que será importantíssimo para salvar vidas, reduzir as filas que atualmente são enormes e melhorar o atendimento”, argumentou Maluf.