POLÍTICA

Senador elogia presidente do STF por defender resposta rápida para casos de homicídios e violência contra a mulher

O senador José Medeiros fez elogios à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, por defender uma resposta rápida do Poder Judiciário para casos de homicídios e de violência contra a mulher.
“Quero ressaltar a fala da ministra Cármen Lúcia, que, esta semana, falava justamente que o cidadão brasileiro precisa dormir sabendo que o alto número de assassinatos no país não ficará sem resposta da Justiça e também sobre a necessidade de o Poder Judiciário dar uma resposta rápida aos crimes contra a mulher, porque é comum que esses crimes fiquem na impunidade”, destacou.
José Medeiros destacou participação da ministra da abertura do Mês Nacional do Júri, uma iniciativa da Justiça para levar a julgamento os responsáveis por crimes dolosos contra a vida, dando preferência aos praticados sob violência doméstica, e crimes oriundos de confrontos dentro ou nos arredores de bares.
O senador lembrou que a presidente do STF afirmou não ser a hora de culpar o Estado. “Cármen Lúcia disse que um Estado Nacional que tem número de homicídios anual, e que não está em guerra, superiores a de estados que estão em guerra, não é compreensível para quem quer que seja. Segundo ela, é hora de nós assumirmos a nossa responsabilidade por fazer que esse quadro mude”, afirmou.
José Medeiros, durante sua fala, destacou ainda a visita surpresa que a ministra fez ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, sendo a segunda visita a um presídio brasileiro. A inspeção surpresa feita pela presidente do Supremo foi para constatar a situação dos presídios pelo país.
“Ao final da visita do último fim de semana, a ministra afirmou que todas as denúncias e observações foram anotadas e serão analisadas com atenção para a elaboração do diagnóstico da atual situação carcerária do país, que está sendo construído a partir das visitas da ministra às unidades prisionais dos estados”.
O senador de Mato Grosso, ao parabenizar a ministra, afirmou que a iniciativa da presidente do STF faz com que o Poder Judiciário se aproxime cada vez mais da população e do cidadão brasileiro. “Espero que esse seja o sinal de novos tempos para que a Justiça seja para todos e para que, principalmente, os índices de violência no Brasil parem de crescer exorbitantemente”, frisou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo