POLÍTICA

Na Câmara de Deputados, PSDB cresce mais de 22% e PT cai 20%

A renovação de 46,39% da bancada federal de deputados acabou não tendo gosto de vitória para Dilma Rousseff (PT). Nas listas das maiores bancadas da Câmara, petistas e peemedebistas permanecem na liderança e vice-liderança respectivamente. Os dois partidos, no entanto, perderam representatividade no pleito de 2014. Enquanto a bancada do PT perdeu 18 cadeiras elegendo 70 deputados, 20,45% a menos que a bancada atual, de 88, o PMDB, atualmente com 72 deputados, elegeu 66, cinco a menos.
O PSDB, partido de Aécio Neves, que na atual legislatura é a quarta bancada (44 deputados), cresceu 22,73%, e será a terceira maior força em 2015, com 54 deputados. O PSB, partido de Marina Silva, pulou de 24 para 34 representantes, crescendo 41,67% e estará entre as seis maiores forças na Câmara. Os dois partidos ganharam exatos dez deputados cada um.
Entre todos partidos que tiveram candidato à Presidência da República, foi o Psol o que proporcionalmente mais cresceu: 66,67%. A sigla de Luciana Genro elegeu 5 deputados nessas eleições, dois a mais que os três parlamentares da atual legislatura. Se numericamente foi o PT a sigla que mais perdeu deputados, o Pros reduziu sua bancada em 45%, percentualmente a maior queda. O partido que mais cresceu foi PRB, que pulou de 10 para 21 deputados, um crescimento de 110%.
Houve aumento, ainda, na quantidade de partidos com representação na Câmara. Das 32 siglas com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28 terão representação, atualmente são 22 partidos. Outra bancada que cresceu foi a feminina, o número de deputadas passou de 47 para 51. Em 2015, o percentual de mulheres ainda será pequeno, 9,94% do total de parlamentares na Câmara Federal.

Senado Federal

Em se falando de senado, o PMDB confirmou seu papel como a maior bancada no Senado: 19 dos 81 parlamentares. Logo em seguida, vem o partido da presidente eleita. O PT deve começar a nova legislatura, em fevereiro, com 12 senadores. A terceira maior bancada será a do PSDB, com 10 senadores e logo em seguida o PSB, que tinha quatro senadores e vai a seis. Ainda possuirão cadeiras o PDT, DEM, PSD, PTB, PCdoB, PPS, PRB, Pros, PSOL, PR e SD.

Maioria com Dilma

Apesar da queda, Dilma seguirá tendo a maioria do Congresso ao seu lado. A presidente reeleita ontem viu 53 dos 81 senadores serem eleitos de sua base aliada, enquanto que dos 513 deputados federais eleitos 304 são de partidos que fizeram parte de seu arco de aliança.
Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo