29 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Agricultura familiar do Paraná serve de modelo para Rondonópolis

O Promotor de Agricultura Renato Mendes participou essa semana de um dia de campo na cidade de Guarapuava (PR) e visitou diversas pequenas propriedades rurais para conhecer os modelos adotados em locais que a agricultura familiar se destaca, pela tecnologia aplicada no campo e o trabalho de produtores. O objetivo é adotar o modelo de produção com adaptações para determinadas culturas em Rondonópolis.

Durante o dia de campo Mendes participou de várias palestras as principais voltadas para produção de manejo de florestas (Eucalipto), solos e nutrição vegetal e tecnologias e ferramentas. “No Paraná percebi que o campo é muito tecnificado, a produção é acompanhada passo a passo, isso é fundamental para garantir rentabilidade”, disse Renato Mendes.

Outro fator que chamou atenção do promotor de agricultura é que as propriedades da agricultura familiar são bem menores que em Mato Grosso, de 4 a 6 hectares, enquanto aqui no Estado são em média de 20 hectares. Para ele a principal diferença além da tecnologia aplicada no campo, está em levar a produção como uma empresa. “Eles trabalham oito, 10 horas por dia, e se juntam na hora de comprar e vender”.

O sistema de cooperativismo é muito usado no Paraná em pequenas propriedades. Segundo Mendes o que dá poder de barganha, para comprar sementes e defensivos mais baratos. “Estou estudando esse modelo e quero implantar nos assentamentos de Rondonópolis”, disse.

O sistema silvipastoril é bastante usado na agricultura familiar, os produtores em um mesmo espaço, criam gado onde existem florestas, as vantagens são inúmeras. “Os proprietários e o meio ambiente saem ganhando, o gado engorda mais rápido e as florestas dão um bom retorno financeiro, também é um modelo que pode dar muito certo em Rondonópolis”, afirmou animado.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO