Saúde capacita profissionais para desenvolverem projeto piloto de Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde promove nos dias 10 e 11 das 07h às 11h e das 13h às 17h no auditório da Pasta, uma capacitação para médicos, enfermeiros e agentes comunitários sobre Hanseníase. Os profissionais da saúde serão os facilitadores que irão desenvolver um projeto piloto do governo federal com pessoas que possuem contatos com portadores hanseníase.
O projeto consiste na adoção da medicação com dose única da substancia rifampicina por meio de abordagens de contatos mistos que inclui os contatos domiciliares, de vizinhanças, sociais ou comunitários, com triagem acompanhada de visita domiciliar de profissionais de saúde em áreas de cobertura das unidades básicas de saúde.
Segundo o Departamento de Ações Programáticas, responsável pelo programa municipal de Hanseníase, o projeto será realizado junto à um grupo pré-selecionado, já referenciado pelas unidades. A indicação será para pessoas que convivem por mais de 20 horas semanais com doentes.
“A medicação já teve sua eficácia comprovada, o que está será avaliado é o comportamento e os índices do projeto dentro das unidades de saúde. Conforme dados do projeto, 60% das pessoas que tomam a medicação diminuem a probabilidade de contrair a doença”, explica.
Lourenço disse que o projeto será implantado no país só daqui há uns dois anos e que por isso, Rondonópolis está fazendo história na Medicina e que após encerramento da capacitação sobre o projeto, os profissionais receberão nova capacitação sobre Hanseníase.