Os agentes de trânsito do município já estão operando com o sistema eletrônico dos talonários. A medida é mais uma ação da administração municipal para modernizar e melhorar o trânsito da cidade. São vinte aparelhos que ajudam o agente na emissão de notificações, consulta de dados do veículo e carteira de habilitação, além da impressão instantânea da notificação e a possibilidade de fazer a foto da infração.
O secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, explica que a medida vai possibilitar o acesso on-line ao banco de dados do Detran e, com isso, mais segurança na emissão. “A possibilidade de tirar foto da infração, também de consulta on-line, vai dar mais garantias de veracidade na autuação, pois às vezes o agente fazia o auto de infração e o condutor questionava e não tínhamos mecanismo para comprovar o documento, agora temos. A foto vai ser a garantia que a secretaria precisava”.
Os aparelhos vão possibilitar a diminuição de erros e a agilidade no processo, garantindo mais tempo para que o agente possa fazer o trabalho de organizar e melhorar o tráfego. A empresa contratada, Dsin – Desenvolvimento e Soluções em Informática Ltda, de São Paulo, é a responsável pelos equipamentos e, com isso, o suporte dos aparelhos e a manutenção preventiva.
Os talonários eletrônicos possuem um sistema de navegação automotiva – GPS e a tecnologia utilizada vai garantir a autuação on-line, ou até mesmo gravar as notificações e descarrega-las em uma máquina ao final do dia, caso não obtenha sinal de internet.