Agências da Caixa voltam a funcionar após 28 dias de paralização

As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) funcionarão normalmente a partir de hoje, com o fim da greve dos servidores do banco em Mato Grosso. A paralisação que durou 28 dias foi encerrada no final da tarde de ontem pela categoria em assembleia deliberativa. Os trabalhadores da instituição financeira foram os últimos a suspender o movimento grevista iniciado em vários bancos no mês de setembro.
O retorno das atividades na Caixa é bastante esperado pelos usuários, que padeceram sem conseguir acessar serviços básicos, como o depósito de dinheiro por meio dos caixas-eletrônicos, suspenso por falta de reabastecimento de envelopes nas agências. Os dias de greve causaram desespero também entre os clientes que dependem de benefícios sociais para sobreviver e outros que precisavam dar entrada em seguro-desemprego.
Após várias tentativas frustradas de negociação, ontem os funcionários grevistas aceitaram a proposta do banco de pagar um abono de R$ 700 em janeiro, a manutenção na distribuição de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no montante de 15% sobre o lucro líquido da instituição – que seria reduzido para 5,5%- e compensação dos dias não trabalhados, sem que o saldo de horas-extras dos bancários seja utilizado.
ambém consta na proposta a contratação de 5 mil trabalhadores em todo o país. Participaram da assembleia deliberativa em Mato Grosso 110 servidores do banco, dos quais apenas 13 votaram contra o retorno das atividades. Cerca de 800 bancários trabalham nas unidades da Caixa no Estado, segundo representantes do grupo.
“Foram 28 dias de greve, nos quais construímos uma das maiores greves da história dos empregados da Caixa. Avaliamos que a proposta apresentou avanços conseguidos através de luta e resistência”, disse o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Arilson da Silva.
Fonte:Diário de Cuiabá (KEITY ROMA)