O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, começou a operar com a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo EPTA, o que significa que está operando por meio de aparelhos. A autorização foi emitida pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo Cindacta, e tem como função fornecer informações meteorológicas e prestar serviços de informação de voo às aeronaves que pousam e decolam no aeroporto ou cruzam seu espaço aéreo, aumentando as condições de segurança.
O início desse serviço era esperado pelos administradores do aeroporto, pelas empresas que prestam serviço no local e pelos passageiros. Segundo o prefeito Percival Muniz, o aeroporto vem apresentando melhorias e, muito em breve, deve apresentar outros serviços. “O município vem trabalhando para melhorar as condições de operação do Aeroporto Municipal. Estas e outras ações vão garantir mais qualidade aos usuários do espaço e, consequentemente, mais empresas terão interesse em operar aqui,” fala.
O secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, explica que a EPTA vai proporcionar mais segurança para as empresas e que o serviço faz parte de um pacote de melhorias que Percival pretende implantar. “Por determinação do prefeito, estamos adquirindo um aparelho de raio-x para que possamos oferecer mais segurança e conforto aos passageiros. Aos poucos estamos proporcionando melhorias para todos que precisam usar os serviços,” conclui.
O comandante da empresa Azul Linhas Aéreas, Daniel Long Borsato, garante que com o funcionamento da EPTA o aeroporto se tornou mais seguro e moderno. “É uma evolução, pois os serviços garantem segurança para o piloto e passageiros. É legal quando a administração tem a visão de investir em infraestrutura e Rondonópolis está inovando neste sentido.”
Já o comandante Rezende Habib afirma que antes do funcionamento da EPTA os pilotos tinham que se virar sozinhos. “Antes ficávamos isolados. Com a EPTA nós vamos conseguir fazer plano de voo on-line e também serão agregados ao voo mais qualidade e segurança.
A Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) proporciona aos comandantes um boletim meteorológico de hora em hora e condições de segurança de voo, pois a aeronave passa a ser de competência de Rondonópolis com até 27 milhas de distância.