Gestora pede aos moradores para manter os quintais limpos e cidade livre da dengue

Interessada em reduzir cada vez mais, a incidência da dengue em Rondonópolis, a gerente de Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município, Maria Auxiliadora de Oliveira Satelis – a Dora pede a ajuda da população para manter a cidade limpa e combater os criadouros do mosquito transmissor da doença. A orientação é que as donas de casa mantenham os quintais limpos e livres de água parada.
Dora observa que esta atitude dos moradores vai contribuir com a missão dos agentes de endemias que trabalham para fazer a conscientização da população e orientar sobre as medidas que servem para deixar a comunidade livre dessa doença. “Os agentes fazem vistorias de casa em casa para levar informações às pessoas. Se todos colaborarem vamos conseguir reduzir ainda mais a incidência de dengue na cidade”, argumenta.
A gestora orienta também as famílias que decidirem viajar nesse período de férias escolares a ficarem atentas à saúde das crianças. Ela aconselha aos pais levarem os filhos na unidade de saúde mais próxima, caso observem qualquer sintoma da doença, como febre e dores no corpo. “Todos nós devemos ficar atentos porque dengue é uma coisa séria”, orienta.
Primeiro semestre
O balanço de registros da dengue no primeiro semestre de 2014, em Rondonópolis, revela que foram registradas 468 notificações de suspeitas da doença, no período de janeiro a junho. Desse total, foram confirmados 101 casos, sendo um grave que resultou em morte. Mas, não houve nenhum caso com sinais de alarme. Outras 366 notificações foram descartadas pelos exames específicos.