Empresários definem caravana para incentivar turismo e negócios na rota Peru, Bolívia e Cuiabá

Empresários peruanos e brasileiros já articulam a realização em maio de 2010 de uma caravana entre Arequipa (Sul do Peru), Bolívia e Cuiabá pela rota terrestre da Interoceânica Sul, rodovia que liga parte do Pacífico do Peru com a fronteira do Acre, no Brasil. O objetivo é mostrar a viabilidade do comércio exterior entre empresas mato-grossenses e dos dois países.
A proposta foi pensada e programada por instituições na tarde desta quinta-feira (26.11) no Encontro Internacional de Negócios de Mato Grosso (Exponegócios), realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelo Sebrae-MT e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Governo do Estado (Sicme).
Um dos idealizadores da proposta é o consultor econômico Luis Ernesto Cáceres Angulo, gerente geral da Markplan Marketing e Planejamento, de Arequipa. “A finalidade é mostrar a rota e o turismo entre as cidades”, constata. Ele calcula que “facilmente pode ter na caravana 45 empresários de diferentes setores econômicos”.
A líder de Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-MT, Marta Torezam, lembra o contato inicial em termos de comércio exterior como fundamental para evolução dos negócios. “Este é o esforço que o Sebrae e o Governo do Estado, através da Sicme, têm feito para materializar negócios entre pequenas empresas desses países. Queremos aproximar as pessoas e a partir daí elas podem avançar em negócios”, afirma.
O Exponegócios tem como foco colocar frente a frente empresários mato-grossenses, peruanos e bolivianos de 28 atividades econômicas divididas em cinco segmentos (alimentos e bebidas, móveis, serviços, higiene e limpeza e confecção). Eles prospectam e efetivam acordos comerciais por meio de rodadas de negócios. Ao todo estão presentes no Centro de Eventos 50 empresas de Mato Grosso e 34 peruanas e bolivianas.
Fonte:SEBRAE/MT