28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Acorda Brasil! A Amazônia é nossa

O seminário “Acorda Brasil! A Amazônia é nossa”, realizado no município de Brasnorte (570 km de Cuiabá), na última quarta-feira (08.10), superou a expectativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), organizadora do evento que fez parte da programação do movimento Marcha a Brasnorte. A próxima etapa do movimento acontecerá no dia 26 de novembro, em Cuiabá, com a realização de um seminário nacional. O evento ainda está sendo formatado pela Federação.
Mais de duas mil pessoas de várias localidades do Estado participaram do seminário, que terminou com a elaboração da “Carta de Brasnorte”. Durante a programação, foi organizada uma carreta composta por mais de 200 veículos, que percorreu as ruas e avenidas da cidade para chamar a atenção da população sobre as questões indígenas do País.
Segundo o diretor-secretário da Famato, Valdir Correa, muitos produtores rurais de outros municípios e até mesmo de outros estados participaram. “Isso mostra que os problemas que estamos enfrentando com as questões das ampliações de reservas indígenas têm preocupado o setor como um todo, pois a insegurança pela qual tem passado o produtor rural, afeta diretamente milhares de famílias de agropecuaristas de Mato Grosso e de diversos estados brasileiros que vivem situação semelhante”, destacou Correa.
A próxima ação do movimento “Acorda Brasil! A Amazônia é Nossa”, será a realização de um seminário nacional sobre tema que acontecerá em Cuiabá, no próximo dia 26 de novembro. De acordo com Correa, lideranças de Brasília e especialistas no assunto deverão participar, entre eles o general Lessa, que acompanha o problema de perto.
A expectativa da Famato, que já está iniciando os preparativos, é de que milhares de pessoas participem do seminário e que o evento, atinja seu objetivo que é de mostrar ao Brasil e ao mundo a grave situação que a região enfrenta devido aos conflitos gerados a partir da atuação da Funai, na demarcação de áreas indígenas.
Famato

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO