Acompanhamento psicossocial para gestantes

Terminaram esta semana as atividades do sétimo grupo de gestantes no Centro de Referência de Assistência Social (Cras/Paif). As futuras mamães que moram na região do Parque Universitário receberam durante quase quatro meses, orientações profissionais de saúde, higiene e cuidados com o bebê recém-nascido.
Segundo a psicóloga do Cras/Paif do Parque Universitário, Fabiana Martelo, 15 mulheres freqüentaram e concluíram as atividades no grupo que a cada semana recebeu palestras com médicos e enfermeiros que falaram sobre os cuidados durante a gestação até o nascimento do bebê, e de psicólogos que ensinam sobre planejamento familiar e métodos anticoncepcionais.
Dois temas que foram bastante comentados entre as mulheres foram a questão do parto normal onde foi apresentado a tranqüilidade de se fazer esse tipo de parto e ainda a importância do aleitamento materno, que garante a saúde e o crescimento saudável do bebê nos primeiros anos de vida.
Na opinião da psicóloga Fabiana Martelo esse grupo foi um dos que mais aproveitou as informações passadas pelos profissionais. “Elas foram receptivas às palestras e às visitas, isso é importante porque mostra que elas estão preocupadas em receber orientação e se prevenir de qualquer fato que possa prejudicar a gestação”, comentou Fabiana.
As gestantes tiveram oportunidade de conhecer de perto como funciona o setor da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis. Lá elas conversaram com enfermeiras e trocaram experiências com outras mães.
Com o final do curso cada gestante ganhou várias peças para o enxoval dos bebês, confeccionadas por elas mesmas durante os encontros no Cras/Paif. Elas ganharam fraldas e um kit de higiene doadas pela casa espírita Deus Cristo e Caridade e participaram de um sorteio de dois carros de bebê.
Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo