O vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) iniciou seu mandato cumprindo com o que estabeleceu aos eleitores que lhe confiaram a missão de fazer diferente. O legislador se comprometeu a estar presente nos bairros, junto aos moradores, identificando os problemas e ouvindo as solicitações pertinentes. Para tanto, criou o projeto “Gabinete Itinerante”, no qual leva serviços de utilidade pública, além de visitar regiões carentes de infraestrutura e proporcionar o contato direto entre morador e prefeitura, pois conta com a parceria da administração pública municipal.
Além do projeto, o vereador realizou visitas às unidades de educação infantil e programas de saúde da família. Na oportunidade, conseguiu por meio de indicações, a reforma de prédios e a aquisição de materiais, tanto específicos para o trabalho realizado diretamente com o público, quanto de escritório.
Junto às unidades, o vereador realizou eventos como a ‘Semana da Criança’ e a ‘Semana do Natal’, que proporcionou mais alegria e diversão às crianças dos bairros da cidade. Com pula-pula, pipoca e algodão doce, as crianças foram contagiadas com momentos talvez nunca vividos antes.
A expectativa é que os trabalhos não parem durante este ano que se inicia e que as parcerias aumentem, pois o objetivo é um só: levar soluções e melhor atender a população da cidade com serviços de qualidade e de forma rápida.
PROJETOS DE LEI
Dentre os projetos apresentados pelo vereador Rodrigo da Zaeli, sete foram aprovados e sancionados pelo Prefeito Municipal. Os temas giram em torno de saúde, educação, esporte e trânsito. Podemos citar o Projeto de Lei Nº.15, de 16 de agosto de 2013, que regulamenta a implantação de Pólos Geradores de Tráfego no Município de Rondonópolis, disposta no Art. 93 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997.
O projeto, que vai se tornar um alívio para o trânsito de Rondonópolis, prevê o cumprimento do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), onde determina que “Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito, poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com abrangência sobre a via e sem que o projeto possua área para estacionamento e indicação de acesso adequadas”.
Assim sendo, a prefeitura de Rondonópolis possui uma legislação poderosa no combate a falta de estacionamento na cidade, já que a cada nova construção comercial que criar um pólo gerador de tráfego, a empresa a se instalar terá que, no mínimo, construir um estacionamento para atender aos seus clientes e funcionários.
Em situações de maior porte, o CTB prevê a construção de ruas, passarelas, viadutos e outras obras para evitar congestionamentos e outros males da mobilidade nas cidades. Rodrigo da Zaeli explica que a iniciativa vai melhorar o tráfego de veículos no município. “Com a regulamentação dos pólos geradores de tráfego, o tempo e investimentos serão otimizados, uma vez que o cumprimento da lei será necessário para a emissão de alvarás, resultando em modificações no método construtivo. O impacto causado pelos PGT’s podem atingir determinado bairro, região ou mesmo toda a cidade”, conclui.