Após as atividades de conscientização realizadas ontem (28) pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde na Cadeia Pública Feminina, as reeducandas tiveram oportunidade na manhã desta quinta-feira (29) de realizar os exames preventivos. Aproximadamente 50 mulheres participaram da ação promovida pela Pasta, em alusão a campanha do `Outubro Rosa´.
De acordo com Marizane Antonia Silva Duarte, líder de disciplina na Cadeia Pública Feminina, quase 90% das reeducandas nunca tinham realizado o exame da mama e o preventivo. “Tivemos a semana da ressocialização, e para concluir estamos promovendo esses exames, com o intuito de conscientizá-las da importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Tivemos uma boa aceitação por parte delas, com algumas exceções, mas superamos as expectativas”, disse.
A médica do PSF da Vila Ypê, Cassiane Lugli, explica que o exame preventivo é o único que faz o diagnóstico precoce do colo uterino e o autoexame da mama é o que detecta a presença de algum nódulo no seio. “Já as visitamos no mês passado realizando algumas coletas e agora novamente. É importante quando o município vem até aqui, elas se sentem cuidadas e protegidas”, explica.