A meta é garantir a permanência dos alunos nas escolas e colocar Mato Grosso no ranking dos top 5, os melhores do Ideb entre os estados brasileiros até 2026
Com o objetivo de melhorar os indicadores de aprendizagem, e incentivar que os alunos do ensino médio concluam os estudos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) começou a implantar neste ano as ações do plano Evasão Zero, Gestão 10.
O objetivo é tornar o ambiente escolar mais atrativo para que os estudantes sigam o seu processo de formação rumo ao ensino profissional e superior. Outro objetivo é melhorar o conhecimento dos alunos e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ibeb), cuja média estadual é de 5,6 para os anos finais do ensino fundamental e 3,4 no nível médio.
“Nosso projeto Evasão Zero, Gestão 10 visa melhorar a aprendizagem dos alunos. Nosso planejamento está baseado em evidências, diálogo com os profissionais da educação e, principalmente, com os alunos e professores, para execução dos trabalhos voltados para a área pedagógica”, afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
O plano está dividido nos eixos pedagógico e operacional, cada um com dez elementos de atuação. “A partir de janeiro de 2021, teremos mais mudanças e uma série de investimentos na infraestrutura das escolas. A Seduc está trabalhando para remodelar o ensino, os investimentos vão garantir material didático de excelência aos alunos e chromebooks – computadores portáteis especifico para a educação”, destacou o secretário de educação.
O processo licitatório para a aquisição do material e das ferramentas tecnológicas já está em andamento para garantir que os alunos tenham acesso aos novos materiais no início do ano letivo de 2021.
Pré-Enem Digital Gold
Créditos: Tchélo Figueiredo – SECOM/MT
Projeto em Execução
Uma das ações do projeto que já está sendo executada para combater a evasão escolar é o Pré-Enem Digital Gold. O projeto prepara estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020.
São ofertadas aulas presenciais em quatro polos; Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Para expedir e alcançar o maior número de alunos, uma parceria entre a Seduc e a TV Assembleia transmite ao vivo às aulas pelo canal 30.1. Além disso, o conteúdo pode ser assistido pela página do Facebook e no canal do Youtube.
Atuação pedagógica e operacional
O programa prevê como ações pedagógicas a montagem do protocolo para volta às aulas, aplicação de programa sócio emocional, o incentivo ao protagonismo juvenil, o envio de mensagens por SMS aos pais para fomentar a proximidade das escolas e o novo sistema estruturado de ensino, Sistema de Avaliação Permanente, Sistema de Proficiência em Português e Matemática.
Na área operacional serão trabalhadas a reorganização Seduc e portal respective, otimização de escolas, diretores indicados por processo seletivo, ambiência digna/manutenção em toda a rede, escala nas compras da alimentação escolar e em serviços como apoios, Sistema de Matrículas/Diminuição de fraudes/turmas, revisão das normativas de matrículas, promoção e reprovação, municipalização dos anos iniciais do EF, aprofundar regime de colaboração com municípios, revisão e otimização do quadro de pessoal, mantendo efetivos e diminuindo PSS.
Fonte: MTGov