Ações da Secretaria Municipal de Saúde tem correspondido às expectativas

As expectativas projetadas pela secretária de Saúde, Marildes Ferreira durante o 1º Acampamento de Serviços e Atendimentos – sediado no bairro Cidade Deus – que visa cobrir 24 bairros da região Leste da cidade, vem alcançando o projetado que é o de atender o maior número possível de moradores e suas necessidades. Em apenas três dias de atividades, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seus departamentos e divisões tem contabilizado um número expressivo de ações, desenvolvidas por médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes de Saúde Ambiental, de Endemias e também da Vigilância Sanitária.
Só da parte da Vigilância Ambiental, os agentes de combate à dengue já visitaram 3.488 imóveis de uma meta projetada de 9.680 residências e estabelecimentos comerciais, em 15 bairros daquela região, considerados áreas descobertas e com índice de infestação predial maior pelo Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença. Dos imóveis visitados até agora, quase 1.200 estão em pendência porque os proprietários não se encontravam em casa, devendo ser novamente visitados amanhã, sábado. Nesta ação, estão envolvidos 73 agentes e 12 supervisores, que percorrem os bairros realizando vistorias em quintais e em reservatórios de água.
Paralelamente, a equipe de zoonoses já realizou 150 coletas de sangue canino para exame de contaminação por leishmaniose, que foram solicitadas pelos donos dos animais, cujos resultados laboratoriais devem sair dentro de 15 dias. No caso do exame dar positivo, o proprietário será comunicado e sugerido que faça o tratamento (particular). Caso ele não manifeste interesse em tratar o animal, o mesmo será recolhido ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Já o Departamento de Ações Programáticas contabiliza um número satisfatório de ações, que englobam aferição de pressão arterial (132); orientações sobre hipertensão, diabetes, atividade física, alimentação saudável (35); sobre os malefícios do tabagismo (30); sobre sexo seguro, DSTs, Aids (40); sobre hanseníase e tuberculose (24); exames de pele (23); confecção de Cartão SUS (66); sobre o Bolsa Família (40); e atendimento e acolhimento do serviço do Capsi Infantil (10).
Por sua vez, o Departamento de Atenção à Saúde registrou nesses três dias do evento, 1.623 atendimentos médicos, nutricionais, psicológicos, odontológicos, de testes rápidos de HIV, hepatite e de preventivo, além de vacinas, nos PSFs Parque das Rosas/Margarida I e II, Cidade de Deus, Atlântico e Europa e Vila Paulista.
“Consideramos satisfatória a resposta às ações que projetamos desenvolver, porque as comunidades estão procurando os serviços e atendimentos oferecidos. Esperamos que ao término do Acampamento, os objetivos tenham sido alcnçados, que são o de oferecer uma melhor qualidade de vida para todos, conforme deseja o prefeito Percival Muniz em sua administração, que já definiu a realização do 2º Acampamento para março e que irá abranger a região Oeste da cidade, cobrindo desde o bairro Marechal Rondon até o Distrito Industrial I”, pontuou.
O Acampamento terá seguimento amanhã, sábado das 07hs às 17 horas, passando depois para a parte cultural, a cargo da Secretaria Municipal de Cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo