30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

ACIR lança programa de estágio para empresas de Roo

Nesta quarta-feira (13), às 19 horas, no auditório de eventos, a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) inaugura um novo convênio para benefício dos empresários locais. Trata-se da primeira unidade do Instituto PROE no Estado – um programa de complementação educacional, feito em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresarial do Brasil (CACB), que permite às empresas e estudantes conveniados a realização de um intercâmbio de trabalho na contratação de estagiários.

Seis faculdades de Rondonópolis já estão conveniadas ao programa, além de vinte escolas – entre públicas e privadas, o que garante o benefício do estágio aos estudantes matriculados nestas instituições e a oferta de profissionais a custos mais acessíveis para as empresas locais, observa Christina Santos, coordenadora do PROE em Rondonópolis. Segundo explica, o programa está pronto para operar na cidade e só tem benefícios a oferecer. As empresas interessadas em contratar um estagiário pelo PROE só precisam preencher uma ficha de cadastro – informando as especificações da vaga e aguardar pelos candidatos. “Não existe burocracia, o programa é ágil e a um custo baixíssimo para que consiga alcançar os objetivos esperados – que é promover o intercâmbio entre empresas e estudantes”, explica Christina.

As frentes de trabalho do PROE são duas: o PROE Estágio e o PROE Currículo. Mas como a ACIR já dispõe de um sistema de cadastro de currículo em sua página virtual na internet (WWW.acirmt.com.br) a oferta de currículos on-line será feita pelo site da entidade. Já o PROE Estágio funcionará com o encaminhamento e capacitação de estudantes para o mercado de trabalho, com o cadastramento de empresas, candidatos e abertura de vagas. “Este programa vai viabilizar um contato entre o empresário e os estudantes”, resume Christina.

De acordo com a coordenadora, o empresário que tiver interesse em contratar um estagiário pelo PROE deverá fazer um contato com a ACIR para fazer o cadastro desta vaga e aguardar. A procura dos profissionais com o perfil de interesse da empresa é de responsabilidade do PROE e será feita nas Instituições de ensino conveniadas ao programa. “A empresa só tem o trabalho de fazer a seleção dos candidatos”, argumenta Christina.

As vantagens do Proe para os estudantes são à chance colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula/faculdade e o alto nível de exposição que eles têm do currículo, com seu cadastrado na internet. Para as empresas, além de um sistema eficaz de recrutamento de futuros profissionais o serviço ainda reduz o investimento em tempo, salários e treinamentos e mantém o espírito de renovação dentro da empresa, permitindo ao empresário cumprir com seu papel social na formação de novas gerações de profissionais.

Vale lembrar que o estágio não cria vínculo empregatício com a empresa e, por isso, não gera encargos trabalhistas. “Com o convênio mantido com as Instituições de Ensino a faculdade/escola exigir que o estudante mantenha seu rendimento escolar para manutenção do estágio e isso também reflete no desempenho do profissional dentro da empresa”, destaca a coordenadora.

Sobre o Instituto

A sede oficial do PROE é na cidade de Maringá – PR e todas as suas unidades de trabalho estão inseridas dentro de Associações Comerciais, que é uma das prerrogativas do projeto. Trata-se de uma empresa de direito privado, de fins não econômicos, que tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, especialmente jovens e adolescentes, realizando o intercâmbio entre trabalhadores, estudantes e empresas, de maneira a contribuir para o desenvolvimento econômico e social e no combate à pobreza. Além de propiciar à sociedade serviços de integração entre a educação e o trabalho unindo empresas, instituições de ensino e estudantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACIR – Cinthia Braga

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO