Pelo menos 12 mil residências, empresas e propriedades rurais de Mato Grosso ficaram sem energia elétrica nos três primeiros meses deste ano por causa de acidentes causados por maquinas agrícolas. Os números foram apurados pela Energisa, que divulgou uma série de orientações para prevenir o aumento de ocorrências nas próximas semanas.
A preocupação deve se ao aumento da movimentação de máquinas com a colheita do arroz e a finalização da retirada da soja nas fazendas.
O gerente de operações da concessionária, José Nelson Quadrado Junior, disse que na maiorias das vezes os acidentes ocasionados por batidas em postes e torres. Também são frequente registros de maquinários que acabam enroscando nas redes elétricas, causando a interrupção da transmissão de energia.
José Nelson diz que em situações assim a normalização do serviço pode levar muito tempo, pois depende da ação de equipe pesada e os locais muitas vezes não são acessíveis.
“A gente sabe que o nosso estado tem essa abundância de terra que gera tanto alimento quanto trabalho sério dos agricultores para atender aos pedidos que vêm do mundo quase todo. Afinal, o nosso agronegócio é referência. Mas é sempre importante se ater àqueles pequenos detalhes que podem evitar acidentes. E todos podem ser evitados com essa união de esforços, principalmente priorizando sempre a vida”, ressalta José Nelson.
ORIENTAÇÕES
Veja abaixo as dicas sugeridas pela Energisa para evitar acidentes:
– Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede. “Máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem bascular debaixo da rede.”, reforça Victor Hugo.
– Se um veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Nesse momento, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia da forma correta antes de resgatar o condutor;
– Na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar. Desvie deles;
– No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
-Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;
– A vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica;
– Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;
– Tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia.
– Se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes.
– As cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, a fim de evitar acidentes com raios em períodos chuvosos.
– A chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. Isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.
Da Redação (com informaçoes da Energisa)