22.9 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Acidente em faixa de pedestre demonstra desrespeito de motoristas com a nova sinalização da cidade

A sociedade rondonopolitana tem assistido várias tragédias acontecerem no trânsito da cidade, a mais recente ocorreu na ultima sexta feira 12/02 na Av. Goiânia quando a menina Ana Clara de apenas 9 anos ao atravessar na faixa de pedestre a caminho das padaria das família foi atropelada por uma motocicleta, que segundo moradores estava em alta velocidade.
Ao par desse acontecimento e de outros, abre-se uma discussão sobre a educação dos condutores de motos, automóveis, caminhões e até mesmo os pedestres sobre esse tema que é parte constante mídias locais, regionais e nacionais. Surgem indagações; “Até quando o trânsito de Rondonópolis vai continuar tirando a vidas de inocentes homens, mulheres e crianças? Quando o trânsito da cidade será seguro para todos?

A prefeitura municipal de Rondonópolis através da Secretaria de Transporte e Trânsito tem investido ao longo dos anos, fazendo reparos, instalando novos semáforos, segundo o secretário Argemiro tudo para melhorar a trafegabilidade do transito na cidade e diminuir os acidentes.
Pudemos constatar através da Lei Orçamentária Anual do Município (LOA), a trajetória dos números para o setor, em 2014 a Secretaria de Transporte e Trânsito recebeu 14 milhões, em 2015 o orçamento foi para 16,3 milhões e neste ano de 2016 o orçamento é de 18,7 milhões números captados do portal público do LOA da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Desta forma nos conscientizamos que em 2016 os recursos parecem acompanhar bem a demanda no setor que vem crescendo a cada ano. A cidade tem inúmeras faixas de pedestres as chamadas travessias, locais que normalmente não tem semáforos podemos citar algumas Rua Rio Branco altos do Monte Líbano, na Av. irmã Bernarda entre o Conjunto São José II e o Jardim Tropical, na própria AV. Goiânia, Av. Brasil e tantas outras espalhadas pelo centro e bairros da cidade.

Inclusive nos dias de hoje se consegue detectar vozes em vários segmentos da sociedade rondonopolitana favoráveis, que estão parabenizando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito comandada pelo secretário Argemiro Ferreira.

Então porque as tragédias continuam ocorrendo atingido pedestres condutores de carros motos e caminhões, quais os reais motivos dessa insegurança porque o trânsito da cidade continua matando na cidade?
Há quem diga que já está passando da hora da municipalidade juntamente com as forças vivas da cidade Lions Clube, Rotarys, Lojas Maçônicas, os amarelinhos, o setor estudantil e outros segmentos da sociedade rondonopolitana, lançarem um convite para que se coloque em prática uma campanha educativa de médio ou longo prazo propondo uma conscientização maior dos motoristas e pedestres afim de que a paz volte a reinar no trânsito nesta cidade de Rondon.

Temos um relato do morador Ivanildo Gomes residente no bairro José Sobrinho, que trafega todos os dias com o seu veículo nos altos da Avenida Rio Branco. Ele achou ótima a colocação da faixa de pedestres naquelas imediações, e parabeniza o poder público pelo ato, mas ao mesmo tempo vê o benefício da faixa com preocupação, e conta por que;

“Eu trafego todos os dias com o meu carro pela Rio Branco e cruzo aquela faixa de pedestre, procuro andar sempre na velocidade permitida, quando vou me aproximando reduzo sensivelmente mas a maioria não respeita, e passa em alta velocidade. Desta forma eu estou atraindo um acidente alguém pode bater na traseira do meu carro, como já aconteceu por diversas vezes. Muitas vezes vemos motoristas falando ao celular, e até pedestres atravessando na faixa falando ao celular. O grande problema é a displicência e falta de atenção que podem ocasionar graves acidentes até mesmo fatais.” Disse o consciente e atento morador

Sugestão para uma subseqüente solução; Uma campanha para a diminuição da violência no trânsito da cidade, a exemplo das que foram feitas no passado em Curitiba, São Paulo, Rio de janeiro e outras cidades de porte médio. Ainda está em tempo, o ano está só começando já acabou o carnaval, fica aqui a dica de alguns leitores. Ressaltamos aqui também a nossa solidariedade para com todas as famílias que perderam seus entes queridos no trânsito da cidade de Rondonópolis.
Da redação – Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO