Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) passou a se chamar desde o último dia 25 de janeiro, Terezinha Silva Souza, em homenagem à diretora da autarquia que foi assassinada em pleno centro da cidade no dia 15 de janeiro. O caso ainda não foi elucidado pelas autoridades competentes.
A decisão em colocar o nome dela no Sanear foi publicada no Diário Oficial do município e vai constar em todos os documentos emitidos pelo Sanear.
Nascida no dia 8 de abril de 1966, em Paulo de Farias, no interior de São Paulo, Terezinha Silva de Souza veio para Rondonópolis em 1971, quando tinha 5 anos de idade.
Assassinada brutalmente no dia 15 de janeiro de 2021, Terezinha muito contribuiu com o seu trabalho para o desenvolvimento de Rondonópolis
Ela foi diretora presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, em dois momentos. De janeiro de 2009 a maio de 2012 e de janeiro de 2017 a janeiro de 2021, totalizando quase oito anos à frente da autarquia. Neste período, deixou um legado invejável para todos os rondonopolitanos, com grandes obras de saneamento por todas as partes da cidade.
No período de sua gestão foram construídos cerca de 882 mil metros de rede de esgoto, mais 370 mil metros de rede de água.
Durante os anos que Terezinha esteve à frente da direção do Sanear foi implantado o Aterro Sanitário, primeiro de Mato Grosso. Também a Cooperativa dos Catadores, Coleta Seletiva e a Usina de Triagem de Resíduos (UTR). Ações que ajudam a melhorar a vida de dezenas de famílias, que antes sobreviviam no antigo lixão e passaram a ter mais dignidade e renda.
Como resultado do seu zelo pelo dinheiro público e a sua boa gestão no Sanear, Rondonópolis duplicou a capacidade da Estação de Tratamento de Água – ETA. Viabilizou 10 novos reservatórios de água com capacidade de 2.500m³ cada um. Também foi duplicada a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.
O trabalho de Terezinha no período em que comandou o Sanear fez com que a cidade recebesse vários prêmios e o reconhecimento nacional. Destaca-se, entre eles, o prêmio pela primeira colocação do Centro Oeste no quesito cidade de grande porte no Ranking da Universalização do Saneamento nos anos de 2019 e 2020, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). E também o prêmio do Instituto Trata Brasil 2019, por ser a cidade com uma das melhores iniciativas em prol ao avanço do saneamento básico de todo o país.
O destacado trabalho de Terezinha no comando do Sanear levou a presidente da autarquia a fazer parte de diretoria da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984. Ela ocupava o cargo de primeira secretária.