Ação da Assistência Social e da Saúde estimula cumprimento de condicionalidades

Pais com filhos beneficiários do Programa Bolsa Família compareceram às unidades de saúde de Rondonópolis no sábado (1º) para cumprirem com as condicionalidades definidas pelo Governo Federal. Essas pessoas foram estimuladas pela ação conjunta das secretarias de Assistência Social e Saúde que realizaram o Dia ‘D’ da Bolsa Família no município para assegurar que todos aqueles que recebem a transferência de renda adotem medidas de prevenção.
Vanderléia Quilante – gestora do Cadastro Único (CadÚnico) – explica que a Pasta comandada por Mohamed Zaher promoveu a logística necessária para as equipes das unidades de saúde acolherem os beneficiários da Bolsa Família e verificarem peso e medida das crianças, além de atualizar o cartão de vacina. Ela conta que o trabalho começou com o levantamento dos alunos feito pelos profissionais das unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras que percorreram todas as escolas.
Ao mesmo tempo, os gestores trabalharam para divulgar a ação junto à imprensa local e nas comunidades, com o serviço de carro de som e panfletos informativos nas escolas e postos de saúde. No Dia ‘D’ da Bolsa Família, as funcionárias da Assistência Social se responsabilizaram pelo suporte necessário, como alimentação dos trabalhadores da Saúde.
Vanderléia Quilante avalia que aconteceu um comparecimento maciço das famílias que conseguem manter os filhos longe do trabalho infantil e dentro da sala de aula, graças à transferência de renda feita pelo Governo Federal. O resultado da ação deve ser divulgado pela gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Eliane Ormund, nas próximas semanas. Ela tem a missão de digitalizar todos os dados no Sistema Nacional da Bolsa Família.