28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Abicalil é opção da base à sucessão 2010

Ávidos para encontrar um nome que contemple o perfil ideal para liderar a corrida ao governo nas próximas eleições, partidos que integram a base de sustentação da administração estadual começam a avaliar a possibilidade de o presidente do PT estadual, deputado Carlos Abicalil, assumir a chapa majoritária. Depois de reconhecer a força política do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) entre as siglas da base, agora o governador Blairo Maggi concentra seu olhar sobre o nome de Abicalil.
Contudo, a “triagem” sobre os melhores nomes vem sendo feita por Maggi de forma sigilosa. Oficialmente, o Partido da República dará início às discussões sobre organização, fortalecimento da legenda e ainda o processo sucessório do próximo ano no encontro do PR, marcado para o dia 27 deste mês, em Cuiabá. O PR também avalia nos encontros nomes como o do empresário Mauro Mendes e ainda do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo.
Questionado sobre a possibilidade de encabeçar a corrida ao Palácio Paiaguás, o deputado Carlos Abicalil disse desconhecer qualquer menção ao seu nome, oriunda do governador, para liderar a disputa. O presidente do PT de Mato Grosso assegurou que o partido só dará início aos debates sobre o processo sucessório a partir dos encontros da legenda previstos para o segundo semestre desse ano. Contudo, também não descartou a possibilidade. Abicalil e Silval sempre tiveram os nomes citados pelo grupo governista.
O próprio governador já declarou publicamente a possibilidade de apoiar um nome da base governista. Uma das pessoas mais próximas de Maggi, o diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot, também citou o nome de Abicalil ou Silval como alternativas.
“No tempo certo o PT dará início a essas discussões. Mas não excluo previamente nenhuma possibilidade”, frisou. Abicalil destacou ainda que o seu partido está preocupado no momento em buscar a consolidação de resultados, principalmente em relação às gestões públicas municipais que estão sob o comando de representantes da sigla no Estado. O dirigente partidário também alertou para a necessidade de o partido melhorar as ações no sentido do fortalecimento da legenda no Estado.

De acordo com o deputado, o PT deflagrará a partir de setembro deste ano a segunda rodada de seminários regionais – onde o enfoque principal será o pleito de 2010. Amanhã a legenda realiza na Capital encontro, que segundo Abicalil, serve para concluir a fase de 10 seminários já realizados no Estado no decorrer nestes últimos dois meses. O evento contará com a participação de líderes da nacional da legenda, como o presidente Ricardo Berzoini.
O deputado Alexandre Cesar (PT) reiterou que o partido só debaterá a possibilidade de lançar candidatura própria nos encontros regionais previstos para o segundo semestre. O parlamentar acrescentou ainda entendimento de que primeiro é preciso ouvir as bases da sigla, para só num segundo momento se pronunciar sobre a construção de projeto próprio.
Diário de Cuiabá

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO