23.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

A Presidência do Senado promove a partir da próxima terça-feira (18) a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. O objetivo é sensibilizar e conscientizar as autoridades constituídas, as organizações não-governamentais e toda a sociedad

A Presidência do Senado promove a partir da próxima terça-feira (18) a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. O objetivo é sensibilizar e conscientizar as autoridades constituídas, as organizações não-governamentais e toda a sociedade para que se dedique mais atenção à primeira infância (período que vai de zero aos 6 anos), "já que essa é uma fase primordial na construção do ser humano, na formação de um indivíduo apto à convivência social e à cultura da paz". Estão programadas conferências e debates com especialistas, entre outras atividades.
A abertura do evento, que ocorrerá no dia 18, no Auditório Petrônio Portela, será feita pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho. Participarão da mesa, devendo manifestar-se sobre o tema, o 1º secretário do Senado, Efraim Morais; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS).
Também integrarão a mesa de abertura do evento o senador Pedro Simon (PMDB-RS), autor da Lei nº 11.523/07, que institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância; o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia; o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori (que foi ministro da Justiça durante o governo Fernando Henrique Cardoso); o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior; e o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny.
Os debates e conferências – que serão realizados no auditório Petrônio Portela entre 18 e 20 de novembro – envolvem temas como "Prevenção da violência – a intervenção na família centrada no bebê", "A importância do início da vida: gestação, nascimento e período pós-natal", "O brincar no desenvolvimento infantil e a cultura pela paz" e "A creche e suas funções junto à criança e sua família". Também será realizada, nessa semana, uma exposição no Salão Negro do Congresso Nacional, cujo tema será o debate sobre a primeira infância.
O tema também será debatido, no dia 19, em audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte; de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos e Participação Legislativa. Foram convidados para a audiência o médico especialista em desenvolvimento infantil João Gomes Pedro, de Portugal, que tratará do desenvolvimento de uma "cultura da criança"; o professor Vital Didonet, do Distrito Federal, que vai expor o Plano Nacional pela Primeira Infância; e o psicanalista uruguaio Victor Guerra, que abordará o tema "Educação e intersubjetividade". A audiência será às 10h, na sala de reuniões da CE.
A 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é um desdobramento do 3° Fórum Senado Debate Brasil: Políticas para a Primeira Infância – Quebrando a Cadeia da Violência, realizado em novembro do ano passado. O evento segue o preceito da Lei 11.523/07, de iniciativa do senador Pedro Simon, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância.
Ficha de inscrição (gratuita):
www.interlegis.gov.br/Members/monicaco/inscreve_candidato_form?cod_evento=37
Jornal do Senado

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO