GERAL

Sul de Mato Grosso tem um policial militar para cada 790 habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE divulgou nos últimos dias dados colhidos em 2014 em um estudo do Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros. Dentre os números apresentados, ficou explícito a falta de policiais nas ruas para proteger tanta gente, visto que a população cresce desenfreadamente. Dentro da Segurança Pública, o estudo mostrou que existe um policial militar – PM para cada 473 habitantes no Brasil. O que parece pouco, no entanto, fica caótico quando se fala em Mato Grosso, onde na região sul, em que Rondonópolis está, a relação é de um PM para cada 790 cidadãos.
A reportagem do Folha Regional teve acesso a dados que mostram que 450 policiais militares são hoje responsáveis por atender toda o IV Comando Regional, onde congregam o 5º Batalhão de Rondonópolis (que inclui Pedra Preta , Guiratinga, Tesouro, Itiquira, São José do povo), 15º Batalhão de Alto Araguaia (que inclui Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca) e a 7ª Companhia de Jaciara (que inclui Juscimeira, Dom Aquino e São Pedro da Cipa). Segundo levantamentos do próprio IBGE, todas estas cidades juntas formam uma população de aproximadamente 356 mil habitantes. Ao dividir então os 450 PMs disponíveis para atender todas estas pessoas, a média seria por volta de um policial para 790 pessoas.
Mas segundo uma fonte ligada ao setor de segurança pública que não quis se identificar, a realidade, porém, é muito pior. “Estes 450 não vão todos para a rua. Leve-se em conta ai a dificuldade logística, já que estamos falando de muitos distritos longínquos e poucas viaturas, além do que cerca de 15 a 20% ficam em serviços administrativos dentro dos batalhões. Por fim, retirando-se o percentual de policiais em férias ou afastados por diversos motivos, o que sobre para atender a população é irrisório. Por isso, que deve haver muito cuidado por parte da população ao se criticar a polícia. Os problemas, principalmente de estrutura, são muito maiores do que parecem ser”, relatou.
Entre as unidades da Federação, a maior proporção de policial militar por habitante está no Distrito Federal (um para cada 194) e a menor, no Maranhão, um para cada 881. Para o tenente coronel Silva Sá, que comanda o 5º Batalhão de Rondonópolis, todos os dados apresentados pelo IBGE e qualquer outro órgão são muito inconclusivos. “Não há nenhum estudo coerente entre militares e população. Isto é extremamente relativo, visto que existem cidades onde o efetivo é X, enquanto que em outra alguns homens têm de dar conta de tudo. Então esta generalização não reflete a realidade”, exemplifica.

Hevandro Soares – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo