27.5 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

A nossa Exposul

Não existe evento que melhor retrata a cidade de Rondonópolis do que a Exposul, tradicional feira de exposição realizada há mais de 40 anos pelo Sindicato Rural de Rondonópolis. Neste período, a Feira passou por mudanças profundas para chegar ao formato atual, veio se adequando ao tempo e aos novos investimentos e tecnologias e com toda a certeza, deve nos próximos anos passar por muitas outras mudanças, pois está claro que a Exposul só existe até os dias de hoje por essas constantes transformações e também pela ousadia e empreendedorismo dos dirigentes do SR que nunca se furtaram em buscar o melhor para feira.
Está certo que muitas dessas mudanças não agradaram, no entanto, houve humildade por parte da organização da Feira, em reconhecer erros e a cada ano melhorar. Neste ano, como não poderia deixar de ser tivemos mudanças, uma delas está nas palestras técnicas, a Feira deu mais importância às discussões setoriais e apresentou uma novidade como a participação do Ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Joaquim Barbosa, que ficou conhecido nacionalmente em razão das condenações dos envolvidos no mensalão.
A palestra da Barbosa foi uma das maiores atrações da história das edições da Exposul. No entanto houve quem criticasse a referida palestra, pois era esperado que Joaquim Barbosa fizesse um contraponto político.
No entanto, sabiamente, o ex-presidente do Supremo, optou por uma palestra técnica, mantendo o intuito da Feira que é uma discussão mais técnica de todos os pontos do país.
A palestra se fosse enveredada pelo lado político, perderia por completo o seu sentido e fugiria da proposta da Exposul.
Por outro lado, além das palestras técnicas, a Feira conseguiu manter o seu forte, que é a organização de Leilões, principalmente de gado, onde produtores de todo o país vê de perto o que tem de melhor em genética ,que é produzida em nossa região.
Mais uma vez, quem foi para acompanhar os leilões, teve a oportunidade de ver os melhores animais do Estado e do País.
A tradicional exposição de máquinas e implementos também é uma outra atração, é lá onde os nossos produtores fizeram negócios e acompanham de perto o que há de melhor no setor e de mais novo e tecnológico.
Somente essas ações citadas refletem diretamente na economia do setor e também da região, pois quando a Exposul vai bem, principalmente em termos de negócios, o comércio e a indústria local se agigantam juntos. Portanto é na feira, que medimos de verdade a situação da nossa economia e a perspectivas do nosso futuro.
Vale destacar ainda que a cavalgada mais uma vez, manteve a tradição e agora com mais segurança e dentro de todas as regras previstas pela vigilância sanitária e meio ambiente. Este ano também vimos um rodeio de muita qualidade e com provas de laço e tambores que abrilhantou a arena, que sofreu várias reformas para garantir ainda mais segurança para a população.
Para completar ainda houve uma linha de shows de primeira com artistas nacionais que estão no topo da carreira. Talvez, apenas como sugestão, no ano que vem, o Sindicato Rural, poderia trabalhar pela volta do show católico e a noite gospel, dessa forma o evento estaria próximo a perfeição, pois com noites de entrada franca para a população, no caso nas datas dos shows religiosos, todas as camadas da sociedade seriam atendidas.
Lucas Perrone

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO