POLÍTICA

Juiz recomenda moderação na comemoração do resultado da eleição

O juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderley José dos Reis, disse hoje que a Polícia Militar já montou um esquema especial para garantir a segurança após a divulgação do resultado da eleição presidencial. No município a comemoração costuma ocorrer na avenida Lions Internacional e este ano há uma preocupação especial devido à radicalização política.

“Estaremos atento. A Justiça Eleitoral tem uma preocupação com o (que vai acontecer) após a divulgação de resultado. Mas a PM tem todo um planejamento a respeito disso”, disse ele enfatizando a orientação pela moderação.

O magistrado confirmou que a expectativa é de que a totalização dos votos seja concluída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 19h30 (20h30 em Brasília).

No entanto os problemas causados pelas ações ilegais da Polícia Rodoviária Federal em vários estados, principalmente na região Nordeste, pode acarretar filas e atrasar o encerramento do período de votação – às 16 horas.

Vale dizer que a proibição do uso de armas determinada pela Justiça Eleitoral continuará em vigor mesmo após o encerramento da votação. Além disso, durante a comemoração é preciso evitar condutas que já são tipificadas como ilícitos – entre elas o uso de fogos de artifício, a depredação de espaços públicos e, claro, qualquer tipo de agressão.

Segundo o juiz Wanderley José, o essencial é que todos os eleitores respeitem os limites e compreendam que a democracia envolve o respeito à todas as opiniões – de quem vence e também dos que são derrotados no pleito.

 

Eduarod Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo