Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher oportuno é tecermos algumas considerações sobre o papel da mulher no contexto dos dias em que vivemos em pleno sec.XXI
No contexto da sociedade em que vivemos, a cada dia mais, a mulher toma o espaço, que, aliás, lhe é devido. O conceito machista da mulher submissa, da mulher “boa parideira e boa cozinheira” no dizer da poetisa Cora Coralina já não tem sustentação nos tempos modernos. Não é de se esquecer que na expressão bíblica, a mulher foi criada da “costela de Adão” e não do seu dedo do pé. A mulher existe,portanto, desde a criação para estar lado a lado com o homem, sem nenhuma submissão.
Se atentarmos para a realidade, na sociedade moderna a mulher vem a cada dia mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e marcando sua presença no mercado, cada vez mais integrada às mudanças que vem ocorrendo no mundo contemporâneo, tanto no campo social quanto político.
Dia a dia, cada vez mais a sociedade vem valorizando as características femininas e assim a mulher vem deixando para trás a condição de mera coadjuvante nos segmentos sociais e profissionais sendo guindada, a cada dia mais, às posições estratégicas no campo profissional.
As mudanças são mais visíveis na área trabalhista. Em razão do processo de reestruturação produtiva e com o crescente número de mulheres no mercado de trabalho, a mão-de-obra feminina vem sendo cada vez mais aceita e solicitada. Não há a negar-se que o contingente feminino ainda sofre limitações, tem enfrentado dificuldades, quanto ao seu acesso a cargos mais qualificados ou que oferecem maiores possibilidades de ascensão na carreira, especialmente no que se refere a dinâmica de conciliação das demandas familiar e profissional. Entretanto, a mulher vem se destacando dia a dia mais em cargos de direção e execução profissional, não obstante ainda sejam visíveis as disparidades salariais.
Na terreno da política e da economia a mulher, aos nossos dias, já tem o seu lugar de destaque que tem sido conquistado palmo a palmo, não obstante o seu percentual ainda esteja abaixo da igualdade entre homens e mulheres. Um fator que não pode ser esquecido é que o contingente feminino que sai anualmente dos bancos universitários, na maioria dos segmentos profissionais, é superior ao masculino.
No contexto social dos nossos dias a mulher já se sente mais à vontade, já está mais livre no que se refere a como e com quem quer estabelecer suas relações conjugais.
Em verdade a mulher vem saindo da esfera doméstica para ocupar, a cada dia mais, diferentes funções na sociedade moderna. São conquistas sociais que vem sendo alcançadas e assimiladas de forma diferente pelas mulheres.
O alcance e assimilação das conquistas sociais femininas variam de acordo com a classe social, o grau de escolaridade e a possibilidade real para superar as desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres que ainda existem e persistem na sociedade atual, tanto na família como nas mais diferentes esferas sociais.
Há que se destacar que a mulher, nos cargos de poder e de prestígio, ainda sofre preconceitos em alguns segmentos da sociedade que a colocam em condição de inferioridade e continuam a vê-la como as principais responsáveis pela casa e pela família.
A mulher, no entanto, vem aprendendo a lidar com essa problemática sabendo discernir as dificuldades encontradas na dupla jornada de trabalho, no lar e fora dele. As mulheres vêm ao longo dos anos oferecendo a sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual se desenha um novo papel para a mulher moderna.
Da redação; J. V. Rodrigues