A Energisa virou nos últimos dias a grande vilã da sociedade local. A concessionária de energia elétrica, tem sido duramente criticada por vários problemas gerados nos últimos meses, em razão de queda de energia e oscilações. A própria empresa reconhece que os problemas estão sendo ocasionados pelo aumento do consumo acima da média , devido ao calor que aumentou neste mês de outubro, principalmente. Mas o problema pelo visto está além disso. A empresa claramente viu cidades como o caso de Rondonópolis crescer e se desenvolver , mas não acompanhou a necessidade de investimento que esse crescimento necessita no setor. Tanto é verdade, que a empresa depois da avalanche de críticas que partiram de todos os lados, começou a se movimentar.
Nesta semana, uma verdadeira força tarefa foi feita aqui na cidade para a reprogramação e manutenção de transformadores, por exemplo. No entanto é preciso dobrar ou triplicar o investimento em melhorias, principalmente para atender uma demanda que a cada dia cresce na cidade, que é a demanda industrial. Rondonópolis, infelizmente, corre e muito risco de perder indústrias e investimentos em razão deste apagão energético. A conta é simples; uma indústria investe em cidades e regiões onde há energia e água suficientes para não ter a interrupção do serviço ou da produção. Algo diferente disso é prejuízo para a indústria e a senha para mudar de lugar, procurar uma cidade ou região, onde há oferta e não déficit energético. O lucro está relacionado à produção, que precisa de mão de obra e energia suficiente para atender a demanda. Vale ressaltar, que a cidade planeje ter mais um distrito industrial, mas será que uma indústria vai investir em uma cidade que não tem energia suficiente para garantir a produção.
Por outro lado, o setor de serviços também sente, pois há uma diminuição da atividade econômica e para finalizar o comércio, que perde vendas e vê a clientela sumir. Sem citar os restaurantes e congêneres que precisam de energia para manter seus produtos dentro dos prazos de validade. Em resumo, esse é um problema que vai muito além de uma lâmpada apagada.
Fonte: Da Redação