21.8 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

A hora e vez dos municípios

Os governos federais devem a cada momento olhar mais para os municípios do país; principalmente em estados mais distantes do eixo de desenvolvimento industrial do Brasil, como é o caso do Centro-Oeste, Nordeste e Norte da nação que precisam de mais investimentos em infraestrutura do que o estados do eixo Sul e Sudeste.

No caso de Rondonópolis é latente que o município e o estado, sozinhos, não conseguem e muito menos garantem resolver todos os problemas de infraestrutura. Sem o apoio do Governo Federal fica quase impossível fazer a nossa rede de esgoto, aumentar a estrutura de atendimento hospitalar ou até mesmo fazer todo o asfalto que uma cidade que cresceu espalhada como o nosso município precisa.

Por um lado vemos que há sim um grande esforço dos nossos representantes em Brasília em buscar recursos. O nosso prefeito dificilmente se omite em buscar esses recursos. O problema é que o nosso cobertor é curto, sabemos que não há dinheiro suficiente em nosso país para resolver todos os nossos problemas de infraestrutura.
Sabemos da necessidade de construção de rodovias e ferrovias para resolver os nossos problemas de logística, que esses temas são importantes e que a longo prazo vão trazer empregos e renda.

No entanto, as nossas cidades precisam de investimentos que vão além da capacidade do Estado e do Município. Precisamos de mais creches, de mais hospitais, de mais saneamento, casas populares de uma melhor distribuição de recursos federais aos municípios.

O momento é de revisão do pacto federativo e buscar alternativas de ajudar as cidades brasileiras a conseguir uma melhor infraestrutura, sem obviamente quebrar os municípios e deixar o Estado livre para outros investimentos.
Vale destacar um pequeno exemplo de Rondonópolis, o bairro Sagrada Família que necessita de investimentos urgentes em asfalto, drenagem e saneamento. O custo destas obras é fora da realidade para que os municípios assumam e neste caso só resta a esperança de buscar recursos na esfera federal.

Sabemos e temos a clareza que é cedo para cobrar de um governo que está há apenas seis meses, mas é preciso uma mobilização em todos os setores para garantirmos investimentos necessários em um setor que a nossa cidade é carente, que é a infraestrutura.

Diante desse quadro temos o dever de chamar a nossa bancada e pedir para que seja feito um grande trabalho em nome da cidade, sem ver cor ou identidade partidária e sim colocar a melhor do setor público em primeiro lugar à frente de interesses políticos e eleitoreiros.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO