GERAL

Prefeitura e Santa Casa anunciam acordo

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (02) na sala anexa ao gabinete do prefeito Percival Muniz, a Prefeitura Municipal e a Santa Misericórdia de Rondonópolis anunciaram que chegaram a um acordo sobre o atraso de repasses a entidade filantrópica.

Segundo o prefeito, a parceria com a Santa Casa é importante para a população e anunciou que ainda este mês será pago R$ 526 mil dos R$ 970 mil que o Hospital tem a receber. O restante do valor deverá ser pago no mês de janeiro com o dinheiro que a Câmara de Vereadores devolverá para a prefeitura.

“É uma parceria importante, e não queremos perdê-la por essa diferença pequena de valores, pois é uma relação boa para o município, para a Santa Casa e para a população. O hospital contribuiu e muito para o serviço público, e eles trabalham com a tabela SUS, que está defasada a mais de 10 anos, e precisavam receber. Se ficarmos sem a Santa Casa é certeza de morte de muitas pessoas, portanto quero preservar nossa relação e ampliá-la se for possível”, disse Percival Muniz.

O gestor ainda complementou que algumas contas não estão batendo, pois diversos serviços que poderiam ser realizados em Rondonópolis não são credenciados pelo Governo do Estado, como na área de cardiologia, em que o município está totalmente equipado, mas não pode realizar as atividades. Segundo ele, houve o acúmulo de dividas por estar gastando com compromissos que não são do município e sim do Estado de Mato Grosso.

Para Fausto Del Claro, um dos representantes da Santa Casa no encontro, a prefeitura tem assumido a responsabilidade que seria do Estado na questão de atendimento de média e alta complexidade, para não ver o cidadão de Rondonópolis jogado a própria sorte. “Quando o prefeito assume isso ele tem um ônus, e há três anos que ele vem suportando essa situação e chega uma hora realmente que se chega num limite. Temos que tentar mais uma vez sensibilizar o poder público estadual para que de fato ele assuma o que é de sua obrigação”, explica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo