Candidatos a conselheiro tutelar recebem orientações

Na manhã desta quinta-feira (3), no auditório do Sanear, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, juntamente com o Ministério Público sendo representado pelo Promotor Ari Madeira, realizaram um encontro com os candidatos a conselheiros tutelares de Rondonópolis e São José do Povo, com objetivo de orientar os candidatos quanto às regras da campanha, responsabilidades e conduta que deverão ter durante a campanha.
A presidente do Conselho, Francismeire Pedrosa, destacou a necessidade de uma campanha limpa e consciente, onde o respeito e o conhecimento das regras do edital são fundamentais.
A escolha dos conselheiros tutelares será feita pela comunidade no dia 04 de outubro das 8h às 17h, em escolas localizadas nas regiões do Jardim Atlântico, Centro, Parque Universitário, Vila Operária e Escola Daniel Paulista.
No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme determinado no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).
O conselheiro tutelar é uma pessoa que atua como porta-voz da comunidade onde mora, trabalha junto a órgãos e entidades com o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. São eleitos cinco membros por meio do voto direto da comunidade, para mandato de três anos.