33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

A Copa do mundo e a Educação Infantil

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Envolver todos no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre… Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
O tão aguardado Mundial do Futebol e alunos da Educação Infantil viverão pela primeira vez a emoção de torcer pelo seu país durante os jogos. O campo de futebol e a sala de aula podem parecer dois universos distintos, porém, a escola foi a primeira instituição a perceber que o futebol tem uma ordem e uma disciplina peculiares. O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de copa do mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
Nos estádios, porém, têm aflorado traços nada nobres do comportamento humano, como o racismo por exemplo. Questão essa, ponto crucial de abordagem no universo educacional. No que tange a Educação Infantil a exploração desse momento histórico que envolve o Brasil que é a copa do mundo, há muito que contribuir. Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras. Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo e a vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem. Sabemos que a bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada nesse momento. Ao Perceber se as relações grupais foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. Desenvolver competências no meio em que vive assentada sobre a diversidade, a contextualização e a interdisciplinaridade, para sua inserção no mundo holístico. Desenvolver e construir um raciocínio coerente, aguçando sua e capacidade de argumentação ao expressar as ideias com mais clareza e confiança. Esse artigo tem por intuito levar o aluno a adquirir conhecimentos contextualizados, interagindo com o meio em que vive através de diferentes linguagens, conhecendo regras e técnicas do futebol, aceitando desafios para questionar a realidade problematizando-a, para se chegar a soluções e para tornar cidadãos críticos e participativos, utilizando diferentes linguagens para se expressar através de expressões e refletindo sobre as condutas humanas.
Há que se amarrar todo o conteúdo ao tema paz, já que se fala em campeonato mundial, é fundamental que o professor saliente a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre… Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Na educação Infantil, é possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc. Tornando desse modo, esse momento histórico que o Brasil está vivenciando, um elemento contribuinte para uma educação voltada às praticas humanísticas.

Adriana Peres de Barros (Auxiliar de higienização e apoio ao Docente)
Ludmilla Paniago Nogueira ( Professora de Educação Infantil)
Naildes Alves da Silva (Professora de Geográfia)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO