28.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

A cidade de Lothar

O Padre Lothar Bauchorowitz, que no último dia primeiro de julho, completou 83 anos de vida, merece todas as homenagens possíveis e imaginárias em razão do muito que fez e ainda faz pela história e pelo desenvolvimento de Rondonópolis. A cidade, sem o Padre Lothar, com toda a certeza, não seria a mesma que é nos dias de hoje, teria, por exemplo, índices baixos de educação, habitação e saúde, que foram as áreas onde o Padre trabalhou com mais força. A Vila Operária, por exemplo, que hoje é o mais importante distrito de Rondonópolis e uma das regiões que mais se desenvolveram nestes anos, sem a liderança do Padre Lothar, talvez, seria um distrito afastado do centro, à espera de melhorias do Poder Público.

O diferencial do trabalho do Padre é que ele, apesar de sempre cobrar do Poder Público, nunca esperou pelas autoridades. Em dado momento, ele sentiu a necessidade de moradias, via uma grande parcela da população, não tinha condições de pagar aluguel. O que o Padre Fez? Criou o seu próprio programa de construção de casas populares, em um momento em que os governos, não viam moradia como prioridade. Com isso, ele desenvolveu um programa de construção de moradias através de mutirões.

E assim, nascia em Rondonópolis às casas do Padre Lothar. Mas não foi somente as casas populares que foram construídas em mutirões pode todas as regiões da cidade. De repente, o Padre via mães que precisavam trabalhar pedindo ajuda para cuidar dos filhos, e ele teve outra ideia, de criar um grande programa de creches para atender essa demanda crescente. Com isso, ele resolveu parte do problema e deu educação para as crianças e tranquilidade para as mães irem trabalhar. O Padre também foi um lutador pela saúde, ajudou na implantação dos programas de saúde voltados para a comunidade e sempre defendeu uma política voltada para o atendimento da população de baixa renda. Ele também ajudou trazer para a Vila Operária, empresas, investimentos, desenvolvimento e empregos. Portanto, não se pode negar a influência e o trabalho dele pelo crescimento da cidade e da região da Vila Operária. Viva o Padre Lothar

Da Redação 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO