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O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante, acompanha-o da educação infantil à Pós – Graduação. Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico que proporciona a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias afetivas. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos os meninos, o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. Conforme destacam os autores Cislaghi e Neto (2002), 70 a 80% dos comportamentos agressivos da escola ocorrem no recreio. Os autores defendem ainda que a modificação nas condições de supervisão e organização dos recreios escolares, como forma de intervenção, pode contribuir significativamente para a redução destes índices.
Frente ao contexto, percebemos a necessidade de buscarmos soluções para o quadro que se apresenta em nossa instituição escolar, vindo assim à necessidade de implantar o projeto de recreio monitorado, aqui nomeado de “Anjos do Recreio”, tendo como objetivo primordial fazer do recreio um momento de prazer e interação entre os alunos, de modo que as brincadeiras e atividades lúdicas sejam organizadas através de um sistema de monitoria e orientação.
No recreio organizado, a presença do professor organizador e dos monitores (alunos, da própria escola, devidamente identificadas com coletes denominados “Anjos do Recreio”) mantém o controle sobre o uso dos espaços e das atividades desenvolvidas. Além disso, jogos (pebolim, tênis de mesa, pênalti e lance livre do basquete) e brincadeiras (pular corda e amarelinha) são organizados e disponibilizados para entreter os alunos e prevenir a correria e possíveis acidentes. Correr, nesta perspectiva, significa romper a norma e tem a advertência dos monitores e organizadores.
No recreio organizado, monitores espalham-se no interior da instituição escolar e funcionam como observadores e orientadores dos jogos e brincadeiras.
Além disso, o recreio organizado pressupõe um espaço onde os alunos possam brincar sem tumulto, correria, gritaria, enfim, desordem. Por meio dos jogos e dos monitores, o recreio passa a ser denominado pedagógico. Tal definição se deve ao fato de anteriormente o recreio ser um momento onde os alunos faziam o que queriam, tendo este tempo, considerado, perdido.
Após a implantação do recreio monitorado, se faz necessário realizar avaliações cotidianamente, através da observação, da participação e do entusiasmo dos alunos nas atividades propostas. Realizando, sempre que necessário, ajustes para que os objetivos propostos sejam alcançados.

FRANCISCO HENRIQUE CASTRO FARIAS
RENATA DA PENHA COELHO MATA
WÉLIDA KATIANE DOS SANTOS SOUSA LIMA, são coordenadores da EMEB Profª Evânia Rodrigues da Silva – CAIC.