33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

24ª Cavalgada abre neste sábado a Exposul

A 24ª Cavalgada de Rondonópolis, com concentração de cavaleiros e amazonas, carros de boi e carroções prevista para o antigo aeroporto, por volta das 6 horas da manhã do próximo sábado 07 de agosto, abrirá oficialmente a 38ª edição da Exposul. O ano passado um número superior a 2 mil participantes acompanharam a Cavalgada, que neste ano deverá ultrapassar os 2.5 mil integrantes.
É a maior cavalgada do Brasil e, possivelmente, a maior da América Latina. Seu itinerário, depois do aeroporto, percorrerá a Avenida Fernando Corrêa até a Praça Brasil, onde entra na Avenida Amazonas, depois toma a Avenida Rio Branco até a Lions Internacional e se direciona pela José Barriga e Governador Julio Campos até o CTG Saudades da Querência, onde acontece a premiação, confraternização e dispersão.
A premiação atenderá os critérios de cavaleiro e amazona mais bem trajados, levando em consideração indumentária típica da atividade; cavaleiro e amazona mais jovem e, o casal mais idoso participante; animal mais bem ajaezado e selado; carro de boi mais típico e decorado; carroção mais bem decorado; comitivas, mais distante, vistosa e numerosa e melhor performance de berrante.
A Cavalgada é a abertura oficial da Exposul de Rondonópolis, maior feira agropecuária de Mato Grosso e uma das 10 mais importantes do Brasil. É o resgate histórico da ocupação do Cerrado e uma homenagem aos pioneiros que enfrentaram o rigor dos sertões brasileiros para construir Rondonópolis e as cidades da região. Por volta da década de 30 do século passado não haviam estradas ou qualquer outra infra-estrutura na região. Tudo o que se consumia aqui chegava no lombo de animais, carroças e grandes comitivas que varavam o sertão até Mato Grosso, em viagens que consumiam semanas e, até meses.
A Cavalgada da Exposul surgiu em Junho de 1984. No início era um meio de confraternização entre grupos de cavaleiros que se faziam presente no município e queriam resgatar a epopéia das grandes comitivas que abasteceram a cidade de querosene, sal, tecidos, redes, ferramentas, equipamentos de produção agropecuária, cadernos e livros para estudantes e, tantos outros artigos de primeira necessidade para os moradores.
O organizador da cavalgada, Fernando Tenório disse que se trata de um espetáculo que começou tímido, mas cresceu ao longo dos anos, firmando-se como o maior do gênero na América Latina. Impressiona a tal ponto pela animação, cores e grandiosidade, que arrasta multidões às ruas da cidade no período da manhã, no primeiro dia de Exposul.
Segundo dados dos organizadores da festa, mais de vinte mil pessoas deverão estar nas ruas e avenidas para prestigiar o evento, com destaque para as crianças e jovens. Além dos participantes locais, que abrilhantam a Cavalgada, o evento conta ainda com a presença de comitivas de cidades vizinhas, caso de Pedra Preta e São José do Povo e Guiratinga.
A Comissão Organizadora da Cavalgada solicita aos participantes que façam suas inscrições, de forma que possam passar pelo crivo do corpo de jurados que darão notas para os quesitos e critérios pré determinados e, concorrem a vários prêmios disponibilizados pela organização do evento. A organização informa também que a inscrição poderá ser feita na hora, para o pessoal de fora de Rondonópolis ou que não puderam se inscrever com antecedência.
Segundo Fernando Tenório, haverá toda assistência para os animais. Ele comentou que haverá no antigo aeroporto municipal, vários cochos com água para os animais. Haverão também locais apropriados para embarque e desembarque de animais. Destaca, no entanto que, assim como em outras edições não será permitido o acompanhamento de carros e caminhões; carreata com carros de som e; nem a ingestão de bebidas alcoólicas nas carroças.
Fonte: Expposul 2010

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO