Crianças, jovens, adultos e geração melhor idade tem hora marcada para lazer, entretenimento e atividades esportivas e culturais, além de serviços públicos, no sábado (24). A equipe do Programa Segundo Tempo de Rondonópolis vai promover a integração das diversas gerações no 1º Festival de Praia – PST na Comunidade que acontece a partir das 8 horas, no Centro de Eventos Rio Vermelho Vivo, no Jardim Ipanema. A ação deve beneficiar ainda os moradores da Vila Rosaly, Vila Canaã e Vila Mamed.
Alexandre Maia – coordenador pedagógico do PST – explica que o principal objetivo da manhã recreativa é divulgar as ações do programa e oferecer opções de lazer nos fins de semana, dentro das comunidades atendidas. “O evento tem a intenção de mostrar que a cidade possui locais propícios para atividades de lazer, inclusive com a possibilidade de contato direto com a natureza. Mas, muitos desses lugares foram abandonados pela população e pelo Poder Público durante anos”, comenta.
A escolha por estes locais, explica Alexandre, visa incentivar a população a utilizá-los cada vez mais e, com isso, criar a demanda para que se efetuem os reparos necessários e colocar fim ao preconceito com relação a esses lugares. Ele cita o exemplo do Rio Vermelho Vivo que ficou marcado negativamente pelo preconceito de que se tratava de um local perdido e sem solução. “Vamos trabalhar pela recuperação do local e a mudança de conceito na mentalidade das pessoas e dos gestores. O importante é que esses espaços voltem a ser utilizados pela comunidade, inclusive pelas crianças”, antecipa.
A execução do hino nacional e uma aula especial de alongamento e aquecimento marcam a abertura do evento. As crianças vão participar de uma gincana e a melhor idade vai se divertir no arrasta pé na areia. Acontecem também disputas de vôlei de areia, futebol de areia, frescobol, bet ou taco e jogos de tabuleiro, além de mini-aulas gratuitas de kickboxing, realizadas com a supervisão do professor Aribaldo Ribeiro.
O Festival de Praia tem a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, 3º Batalhão do Bombeiro Militar que vai garantir atendimento em casos de emergência, Polícia Militar com a segurança do local, Programa Rede Cidadã e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Rio Vermelho que vai oferecer serviços e atendimentos.