28.8 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Começa o julgamento racial na Exposul

Três juízes membros da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu- ABCZ de São Paulo (SP) iniciaram na manhã desta segunda-feira (11), na “Pista de Conformação” José Pinto, do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, o julgamento racial dos 175 animais Nelore PO (mocho e padrão), inscritos para a edição da 42ª Exposul.
Os especialistas vão avaliar em dois turnos diários (manhã e a tarde), as características genéticas e padrões raciais dos animais machos e fêmeas, com idades de 01 a 36 meses, e vão eleger animais da mais pura linhagem Nelore, atendendo recomendações do ranking Nelore Brasil, capitaneado pela Nelore do Mato Grosso.
Os juízes Ademir Jovanini (J1), Murilo Miranda de Mello (J2) e Leonardo R. Queiroz (J3), estão avaliando os animais, e prevêem uma antecipação da final do campeonato para o final da tarde desta terça-feira (12), com a premiação e classificação das diversas modalidades em disputa, como: o Grande Campeão (ã), Reservado Campeão (ã), Bezerro e Novilha campeã, Novilha e Bezerro Reservado Campeão entre outras.
17 Expositores/criadores de MG, SP e MT trouxeram 175 animais sendo 103 fêmeas e 72 machos, para disputarem o Campeonato da Raça Nelore da 42ª Exposul. De Mato Grosso, vieram Expositores/criadores de Cáceres, Rosário Oeste, Poconé, Santo Antonio do Leverger, Sorriso, Nortelândia e Rondonópolis.
O expositor “Integral Pecuária Ltda” ( Faz. Santa Rosa), do município de Conceição das Alagoas (MG), trouxe oito animais para o julgamento, sendo quatro machos e quatro fêmeas e, Cassiano Terra Simão (Faz. Porto Velho) do município de Boa Esperança do Sul (SP), trouxe 15, sendo nove fêmeas e seis machos.
Pela segunda vez consecutiva, os tratadores vão eleger entre si, o melhor profissional da temporada, que vai levar o “Troféu Tratador” da 42ª Exposul. A homenagem mais que justa, visa reconhecer o trabalho desses profissionais que tão bem cuidam e tratam desses animais campeões, que fazem a diferença na genética e melhoramento racial do rebanho brasileiro e mato-grossense.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO