30.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Pequenos proprietários rurais podem ser beneficiados com programa de financiamento fundiário

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Sedraf estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (24) com o secretário da Promotoria de Agricultura, Renato Mendes Vieira, para definir a vistoria de cinco propriedades rurais em Rondonópolis que poderão ser incluídas no Projeto Nacional de Crédito Fundiário – PNCF. O objetivo é beneficiar famílias de pequenos produtores rurais, com financiamento para a compra de áreas rurais.

Para Renato Vieira, o programa é de grande importância para Rondonópolis por poder beneficiais as famílias dos pequenos produtores rurais. “Hoje temos no Município 1.818 famílias de pequenos produtores que poderão ser beneficiadas com o programa. É importante que haja apoio (da Sedraf) para ajudar no aceleramento do processo o que ajudará as famílias”, destacou o secretário.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondonópolis, Itiquira e São José do Povo, Valdivino Tomaz de Aquino, o Município tem um potencial muito grande na agricultura familiar e quanto mais áreas são obtidas, maior é a produção de alimentos.

Com o objetivo de contemplar os pequenos produtores rurais da cidade, e tornar a adesão do PNCF uma realidade, a Sedraf irá permanecer até esta sexta-feira (25) em Rondonópolis para fazer a vistoria de cinco propriedades rurais. “Vamos fazer uma vistoria prévia para analisar o solo e os passivos ambientais das propriedades apontadas para o programa”, disse o analista de Desenvolvimento Social da Sedraf, Paulo Henrique Victor de Matos.

O analista da Sedraf também aproveitou a ocasião para explicar para alguns pequenos produtores rurais presentes na reunião que é importante que as propriedades sejam próximas da cidade por questões de logística e quer diferentemente da reforma agrária o PNCF precisa dar a parte de infraestrutura para as famílias que obterão o financiamento das áreas rurais.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO