26.2 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Agora morda os cotovelos…

“Suarez não só praticamente sepultou aspirações maiores da celeste no torneio, pela natural queda de qualidade que o time terá sem sua presença, mas manchou sua carreira de uma maneira grave, que talvez impedirá um dos goleadores mais talentosos do mundo atualmente de chegar ao top 5 do mundo”

A Copa do Mundo 2014 que está sendo realizada em solo brasileiro tem sido fiel em ampla maioria no que se propagava midiaticamente antes de seu início. A eficiência e estabilidade técnica da seleção alemã tem sido exatamente como o anunciado previamente, Messi e Neymar têm sido as principais figuras do torneio até agora, ao lado do sempre bom Robben, da Holanda, e talvez o único ponto negativo a se destacar é o melhor do mundo Cristiano Ronaldo, da já eliminada seleção de Portugal. De fato, os talentos individuais de Ronaldo, que tem adquirido experiência com os anos de carreira, embora ainda se preocupa demais com sua imagem no telão, não foi suficiente para carregar sozinho um time de pouca expressão e qualidade como era os lusos nesta Copa. Mas nada talvez tenha deixado fãs de futebol pelo mundo todo mais atordoados como a mordida do uruguaio, bom de bola, Luiz Suarez no zagueiro Chiellini da Itália, que acabou por tirar o artilheiro da Copa, depois de punição acertada da Fifa.
Suarez não só praticamente sepultou aspirações maiores da celeste no torneio, pela natural queda de qualidade que o time terá sem sua presença, mas manchou sua carreira de uma maneira grave, que talvez impedirá um dos goleadores mais talentosos do mundo atualmente de chegar ao top 5 do mundo, o que poderia ocorrer facilmente nos próximos anos. É óbvio que Suarez continuará jogando normalmente na Europa, mas sendo o velho continente um lugar um pouco mais sério que o Brasil, por exemplo, onde tem time querendo contratar até goleiro assassino, a vida do atacante uruguaio certamente será agora de convivência com vaias e insultos em jogos, perseguição jornalística, que inclusive já começou em periódicos ingleses e espanhóis, sem contar na desvalorização da imagem da figura Suarez. Ao analisar uma possível contratação, os grandes clubes europeus têm muita preocupação com o retorno publicitário que o jogador trará.
O grande Barcelona, segundo publicações da Espanha, recuou da ideia de levar Suarez, o mesmo vale para o Real Madrid. É óbvio que o atacante deve aprender algo na história e levar em frente uma conduta mais profissional, mas é certo que o atleta se apequenou com o ato ridículo que fez no maior evento futebolístico do mundo. O mais incrível é que há análises que deixam a situação ainda mais espantosa: o Uruguai não estava em condições tão apavorantes naquele momento da partida, tanto que poucos minutos após fez um gol e acabou sendo classificado. Chiellini não havia feito nada anteriormente que ‘justificasse’ a reação do adversário e imagens anteriores mostraram o mais ridículo, que não era a primeira vez que Luizito desempenhava suas mordeduras.
Teve um jornalista famoso que chegou a indicar na televisão uma tomografia completa de Suarez para saber qual a situação do cérebro do jogador, ao comentar no dia seguinte a atitude do uruguaio: “será que ele pensou que ninguém veria? Em nenhum momento ele olhou para o lado e viu a quantidade de lentes que têm a beira do campo? Isto não foi atitude de gente destemperada pelo calor de uma disputa, foi coisa de gente doida”, cravou, ganhando em partes a concordância de outros componentes do programa em que estava. E ele está certo. Quem tem a responsabilidade e honra de representar o seu país, dentre milhões, não tem de justificar isso somente pela qualidade como jogador, mas tem uma obrigação moral de não manchar o nome de sua pátria.
Vários jornais pelo mundo fizeram associações do que fez Suarez com outras jogadas envolvendo jogadores uruguaios, na própria Copa do Mundo, para insinuar que o país é o mais desleal e violento do torneio. Outros leitores de grandes sites pelo mundo mostram grande sentimento de repulsa ao time sul-americano em comentários e certamente a torcida contra a celeste cresceu depois do episódio da mordida. Suarez vai pagar o preço de sua atitude para a própria consciência o resto de sua vida, já para quem só assistiu que isto valha a todos: tem coisa que não adianta pedir desculpas e nem tudo tem a opção ‘desfazer’ como no computador, então que se pense antes.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO