19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

JOÃO MARIA DE LIMA “Barbearia Central, tradicional ponto de encontro entre amigos, pais e filhos”

João Maria de Lima, natural de Aparecida do Tabuado MS, viveu nos seus primeiros anosde idade no meio ruraL. Os seus pais Lourenço Alves de Lima e Tertuliana Alves eram proprietários de uma fazenda naquela localidade, e lá desenvolviam o seu trabalhopara o sustento familiar. Casado com Hilda Garcia, quatro filhos fazem a felicidade e a alegria do casal, Maristela, Simone, Andréia e Renato.
Jornal Folha Regional;Como foi a sua trajetória até vir definitivamente para a cidade de Rondonópolis?
João Maria; De Aparecida do Tabuado, fui para São Paulo, mais precisamente no município de Santo André, onde fiquei de 1971 a 1976. Trabalhei na indústria Roger Química de 1971 a 1972. Logo após fui trabalharna industria de máquinas Singer, onde permaneci de 1972 a 1975.
JFR; Como foram as suas experiências de trabalho na capital paulista?
João Maria; Foram momentos muito importantes em minha vida, viver em uma cidade como São Paulo, é as vezes difícil mas ao mesmo tempo gratificante. Convivemos com pessoas de todos os estados e de vários países, os avanços da tecnologia, as grandes novidades no setor econômico, na moda, na mídia, e na gastronomia, tudo chega primeiro aos paulistas e paulistanos.
JFR; Quais foram os motivos do seu retornoà Aparecida do Tabuado?
João Maria; No ano de 1976, mais precisamente em janeiro eu retornei a Aparecida do Tabuado por questões de saúde familiar. Comecei então a aprender o ofício de barbeiro, pensando em ajudarmeus familiares. Eu sempre dei prioridade a minha família,minha filha não estava se sentindo bem em São Paulo e precisei retornar por solicitação médica que nos sugeriu morar em uma cidade de clima quente.
JFR; E a trajetória pelo estado mato-grossense como se deu?
João Maria; Eu vim para Rondonópolis pela primeira vez a convite do meu saudoso concunhado Olegário Barcelos de Menezes. Fiquei conhecendo então a cidade de Rondonópolis, trabalhei aqui durante 60 dias, e depois retornei a Aparecida do Tabuado. Em Maio de 1976 eu vim definitivamente de mudança para esta terra de Rondon.
JFR; Como era a cidade de Rondonópolis quando você chegou em 1976?
João Maria; A antiga estação rodoviária é o local da cidade mais movimentado, e bem em frente na Av. Bandeirantes há via um salãozinho de barbeiro que era do BocaRica. O mais interessante é que eu já havia trabalhado na profissão em Aparecida do Tabuado com o Boca Rica. Foi então que nos reencontramos “por acaso” como dizem algumas pessoas, ele me fez o convite e recomecei na minha atividade de barbeiro profissional.
JFR; Como foi a sua trajetóriana profissão em Rondonópolis?
João Maria; Eu trabalhei comno salão com o Boca Rica durante 40 meses, depois passei a trabalhar no Salão Albatroz, onde é hoje a loja Joá. A partir de 1982 comprei o salão na Avenida Amazonas 1.163 onde estou até hoje. Somos muito felizes aqui, recebi o título de cidadão rondonopolitano, criei e formei os meus filhos. Defendo esta cidade, não permito que alguém fale mal de Rondonópolis perto de mim. Quero agradecer a Deus, ao meu parceiro de trabalhoLuiz Carlos dos Santos e ao meu inesquecível amigo Boca Rica que me muito me ajudouno início quando aqui cheguei.
JFR; Para finalizarmos esta entrevista, estamos em um ano de eleições e copa do mundo, você acredita na seleção brasileira?
João Maria; Eu sou muito sincero, eu não acredito na vitória da seleção brasileira, não temos time para ganhar a copa. Estou preocupado com a juventude brasileira, precisamos de cultura, educação e saúde, os problemas nesses setores são muito grandes.
JFR; Muito grato pela atenção, boa sorte na sua atividade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO